Tecnologias digitais e deficiência visual: a contribuição das TIC para a prática pedagógica no contexto da Lei Brasileira de Inclusão
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.236Abstract
Resumo: Com a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), confirma-se o direito das pessoas com deficiência à educação em escolas comuns. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser grandes aliadas nesse processo, inclusive para pessoas com deficiência visual, o maior contingente de pessoas entre aquelas que têm deficiências no Brasil e um público para o qual o uso não criterioso de tecnologias digitais pode apresentar sérias barreiras devido à carga imagética associada às TIC. O presente estudo, além de discutir as principais barreiras na comunicação e na informação enfrentadas por pessoas com deficiência visual, apresenta alternativas de como educadores podem incorporar as TIC a sua prática pedagógica e fomentar a colaboração, a descentralização do conhecimento, a autonomia e a criatividade.
Palavras-chave: Deficiência visual; TIC; Lei brasileira de inclusão.
Digital technologies and visual impairment: the contribution of ICT to pedagogical practices in the context of the Brazilian Law for the Inclusion of persons with disability
Abstract: With the enactment of the Brazilian law for the inclusion of persons with disability, the right of people with special needs to be educated in regular schools has been confirmed. Information and communication technologies (ICT) can be of great use in this process, even for visually impaired people, the largest contingent of people among those with disabilities in Brazil and an audience for whom the non-judicious use of digital technologies may present serious barriers due to the imaging load associated to ICT. In the present study, besides discussing the main barriers in information and communication faced by blind people, the authors present alternatives to educators who wish to incorporate ICT into their pedagogical practices and foster collaboration, helping enhance the decentralization of knowledge, autonomy and creativity.
Keywords: Visual impairment; ICT; Brazilian law for the inclusion of persons with disability.
Downloads
Metrics
References
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast uma Ferramenta Tecnológica para auxílio ao Ensino de Deficientes Visuais. In: LUSOCOM, 8, 2009, Lisboa. Anais... Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009. p. 2114-2126.
BRASIL. Congresso Nacional. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. 42p. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 26 ago. 2018.
BRASIL. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico: 2010 - características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=794>. Acesso em: 6 jul. 2018.
BRASIL. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência. Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência, Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LEME, M. E. S. A representação da realidade em pessoas cegas desde o nascimento. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br>. Acesso em: 30 jul. 2018.
MOSQUERA, C. F. F. Deficiência visual na escola inclusiva. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2010.
MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 6, 2009, Braga. Anais... Portugal, Braga: Universidade do Minho: Centro de Competência TIC (CCTIC UM), 2009. p. 49-77.
PILETTI, A. C. da C. Entre os fios e o manto: tecendo a inclusão escolar. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
PRETTO, Nelson de Luca; BONILLA, Maria Helena. O Marco Civil da Internet: desafios para a educação. In: EPENN, 22, 2014, Natal, RN. Anais... Natal, RN: ANPEd, 2014. p.1-27.
SILVA, Manoela Cristina C. C. da. Audiodescrição: ferramenta de acessibilidade a serviço da inclusão escolar. In: MIRANDA, T. G.; FILHO, T. A. G. (Orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 285-298.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.