Aproximações entre tecnologias e educação profissional: apontamentos sobre a implantação do projeto tecnoteca no Instituto Federal Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.418Resumen
Este artigo tem como intuito problematizar a relação existente entre políticas públicas para a promoção de práticas na educação tecnológica e a sua efetiva implementação. Para tanto, utilizou-se como estudo de caso a criação da Tecnoteca no Instituto Federal Fluminense (IFF), uma sala interativa com ambiente futurístico com recursos didáticos diferenciados. [...]. Como método de coleta de dados, recorreu-se a uma entrevista concedida pela idealizadora do projeto e, a partir desses dados; realizou-se uma interpretação dessas falas e suas relações com os teóricos que embasaram este artigo a partir da técnica de análise de dados conceituada como Análise Textual Discursiva. A partir desse estudo de caso, constatou-se a necessidade de engajamento da gestão escolar para realização de projetos tecnológicos, em virtude das resistências às novas metodologias de ensino, corroborando a importância da formação continuada de professores.
Palavras-Chave: Tecnologia Educacional Digital; Institutos Federais; Tecnoteca.
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