O enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a metodologia da aprendizagem baseada em problemas: um ensaio sobre as possibilidades para a promoção da educação científica na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.387Resumen
A sociedade atual é impactada constantemente por inúmeras atividades científicas e tecnológicas que necessitam ser problematizadas, compreendidas e resolvidas. [...]. Dessa forma, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a interlocução entre o enfoque CTS e a ABP, a partir de suas características e objetivos em comum. O estudo é de natureza qualitativa, foi realizada a revisão seletiva da literatura (YIN, 2016) sobre ambas e que foram analisados conforme Bardin (2016). Com isso, constatou-se que a interlocução é existente, pois, possuem pontos em comum como: interdisciplinaridade, contextualização, tomada de decisão, participação ativa, trabalho em grupo e aprendizagem colaborativa, educar pela pesquisa, problemas sociais, pensamento crítico, autonomia, natureza da ciência, argumentação e abordagem temática. Podendo-se inferir que ela pode contribuir para a promoção da educação científica na perspectiva do letramento científico de discentes da educação básica.
Palavras-chave: Enfoque CTS; Metodologia da ABP; Educação científica; Formação para a cidadania; Questões sociocientíficas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Pesquisa Qualitativa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.






