O enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a metodologia da aprendizagem baseada em problemas: um ensaio sobre as possibilidades para a promoção da educação científica na Educação Básica

Autores

  • Leandro dos Santos Furtado Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0001-9054-9053
  • Licurgo Peixoto de Brito Universidade Federal do Pará
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.387

Resumo

A sociedade atual é impactada constantemente por inúmeras atividades científicas e tecnológicas que necessitam ser problematizadas, compreendidas e resolvidas. [...]. Dessa forma, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a interlocução entre o enfoque CTS e a ABP, a partir de suas características e objetivos em comum. O estudo é de natureza qualitativa, foi realizada a revisão seletiva da literatura (YIN, 2016) sobre ambas e que foram analisados conforme Bardin (2016). Com isso, constatou-se que a interlocução é existente, pois, possuem pontos em comum como: interdisciplinaridade, contextualização, tomada de decisão, participação ativa, trabalho em grupo e aprendizagem colaborativa, educar pela pesquisa, problemas sociais, pensamento crítico, autonomia, natureza da ciência, argumentação e abordagem temática. Podendo-se inferir que ela pode contribuir para a promoção da educação científica na perspectiva do letramento científico de discentes da educação básica.

Palavras-chave: Enfoque CTS; Metodologia da ABP; Educação científica; Formação para a cidadania; Questões sociocientíficas.

Biografia do Autor

Leandro dos Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Docência em Educação em Ciências e Matemática Universidade Federal do Pará - UFPA Licenciado Pleno em Ciências Naturais - Biologia Universidade do Estado do Pará - UEPA Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - GECTSA/IEMCI/UFPA

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Publicado

2021-04-24

Edição

Seção

Educação Tecnológica