O enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a metodologia da aprendizagem baseada em problemas: um ensaio sobre as possibilidades para a promoção da educação científica na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.387Resumo
A sociedade atual é impactada constantemente por inúmeras atividades científicas e tecnológicas que necessitam ser problematizadas, compreendidas e resolvidas. [...]. Dessa forma, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a interlocução entre o enfoque CTS e a ABP, a partir de suas características e objetivos em comum. O estudo é de natureza qualitativa, foi realizada a revisão seletiva da literatura (YIN, 2016) sobre ambas e que foram analisados conforme Bardin (2016). Com isso, constatou-se que a interlocução é existente, pois, possuem pontos em comum como: interdisciplinaridade, contextualização, tomada de decisão, participação ativa, trabalho em grupo e aprendizagem colaborativa, educar pela pesquisa, problemas sociais, pensamento crítico, autonomia, natureza da ciência, argumentação e abordagem temática. Podendo-se inferir que ela pode contribuir para a promoção da educação científica na perspectiva do letramento científico de discentes da educação básica.
Palavras-chave: Enfoque CTS; Metodologia da ABP; Educação científica; Formação para a cidadania; Questões sociocientíficas.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.