A lógica pura e uma constituição fenomenológica das estruturas algébricas: apofântica, ontologia e teoria das multiplicidades em Edmund Husserl

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1406

Palavras-chave:

Fenomenologia, Lógica, Álgebra

Resumo

Este artigo apresenta uma possibilidade de compreensão das estruturas algébricas a partir de estudos relacionados à Lógica pura e à Teoria das Multiplicidades de Edmund Husserl. Parte-se da refutação ao psicologismo e da consequente fundamentação da Lógica como ciência teorética, normativa e ideal. Em seguida, distingue-se a lógica apofântica e a ontologia formal como esferas correlatas da Lógica pura, responsáveis, respectivamente, pela estrutura dos juízos e pelas formas possíveis de objetividade. A Teoria das Multiplicidades é então introduzida como o desdobramento natural dessa articulação, fornecendo as bases para a constituição de domínios matemáticos ideais. A Teoria dos Grupos é analisada como um exemplo paradigmático de multiplicidade algébrica, evidenciando como leis formais e juízos predicativos constituem objetos ideais. Conclui-se que as estruturas algébricas, compreendidas fenomenologicamente, decorrem de uma racionalidade judicativa fundada na Lógica pura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORTOLETE, J. C. O pensar algébrico: uma perspectiva fenomenológica. 2024. 221 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2024.

COSTA, AMOROSO M. As ideias fundamentais da Matemática e outros ensaios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1971.

BUDDEN, F. J. The fascination of Groups. Cambridge: Cambridge University Press, 1972.

GONÇALVES, A. Introdução à álgebra. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2009.

HUSSERL, E. Meditações cartesianas: uma introdução à fenomenologia. São Paulo: edipro, 2019.

HUSSERL, E. Investigações Lógicas: Prolegômenos à Lógica Pura. Rio de Janeiro: Gen, 2014.

HUSSERL, E. Investigações Lógicas: investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Gen, 2012a.

HUSSERL, E. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à Filosofia fenomenológica. Rio de Janeiro: Gen, 2012.

HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: Introdução geral à fenomenologia pura. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.

HUSSERL, E. Lógica formal y lógica transcendental. México: UNAM, Centro de Estudios Filosóficos, 1962.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Bortolete, J. C. (2025). A lógica pura e uma constituição fenomenológica das estruturas algébricas: apofântica, ontologia e teoria das multiplicidades em Edmund Husserl. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 36–56. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1406

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.