A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.13.227Resumo
Resumo: Apresentamos, neste texto, parte do estudo para compreendermos sobre categorização na Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007). Trataremos de uma das categorias finais emergentes sobre categoria na ATD, a dialética. Portanto, nossa pergunta é: “O que é isto, a dialética na categorização na ATD?”. Inicialmente, expressamos a compreensão alcançada da palavra dialética e, posteriormente, seus sentidos conceituais no livro de ATD. A primeira categoria intermediária mostra a dialética no processo de unitarização e de categorização em movimento dialético entre ordem e desordem. A segunda engloba o modo de teorizar na pesquisa entre teorias a priori e teorias emergentes. A terceira mostra o movimento entre processos indutivos e dedutivos, atentos aos intuitivos e auto-organizados na pesquisa. Compreendemos que a ATD é um exercício hermenêutico em um círculo virtuoso de autoconhecimento que encontra a palavra, dela vai ao conceito e à palavra retorna em fusão de horizontes.
Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Categoria; Dialética.
Dialetics in the categorization of textual discursive analysis: the recursive movement between word and concept
Abstract: We present here part of the study about categorization in Moraes and Galiazzi’s Discursive Textual Analysis (DTA) (2007). We will deal with one of the emerging final categories on category from DTA book, the dialectics. So our question is, "What is this, dialectics in the categorization of DTA?". Initially, we express an understanding of the word dialectics and, later, its conceptual senses from DTA book. The first intermediate category shows the process of unitarization and categorization in dialectical movement between order and disorder. The second includes the way of theorizing in research between a priori theories and emerging theories. The third shows the movement between inductive and deductive processes, being alert to intuitive and self-organized processes in research. We understand DTA is a hermeneutic exercise in a virtuous circle of self-understanding that finds the word, it goes to the concept and to the word returns in fusion of horizons.
Keywords: Textual Discursive Analysis; Category; Dialectics.
Downloads
Métricas
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ALMEIDA, C. L. S. Hermenêutica e Dialética: Hegel na perspectiva de Gadamer. In: ALMEIDA, C. L. S; FLICKINGER, H; ROHDEN, L. (org.). Hermenêutica Filosófica: nas trilhas de Hans Georg Gadamer. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. p. 61 - 115.
ARIZA, L.G. A. et al. Relaciones entre el Análisis Textual Discursivo y el software ATLAS.ti en interacciones dialógicas. Campo abierto: Revista de educación, Badajoz, v. 34, n. 2, p. 105-124, dic. 2015.
CUNHA, A. G. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.
KONDER, L. O que é dialética. 28. ed. Brasília: Editora Brasiliense, 2012.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
GADAMER, H.-G. Sobre o círculo da compreensão. In: ALMEIDA, C. S.; FLICKINGER, H; ROHDEN, L. (org.). Hermenêutica Filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. p. 141-150.
GADAMER, H.-G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009.
MORAES, R. A educação de professores de ciências: uma investigação da trajetória de profissionalização de bons professores. 1991. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1991.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Rev. e Ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
PAVIANI, J. A gênese da dialética em Platão. In: BOMBASSARO, L. C.; PAVIANI, J. (org.). Filosofia, Lógica e existência. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 1997. p. 97-104
RAMOS, I. G. Genealogia de uma operação historiográfica: Edward Palmer Thompson, Michel Foucault e os historiadores brasileiros da época de 1980 [Online]. São Paulo: Editora UNESP, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
ROHDEN, L. Filosofando com Gadamer e Platão: Movimentos, Momentos e Método(s) da Dialética. Revista Dissertatio de Filosofia, Pelotas, v. 36, s.n., p. 105-130, 2012.
SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C.; SCHMIDT, E. B. Interpretações Fenomenológicas e Hermenêuticas a partir da Análise Textual Discursiva: a Compreensão em Pesquisas na Educação em Ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 311-333, dez. 2016.
SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C. Compreensões acerca da Hermenêutica na Análise Textual Discursiva: Marcas Teórico-Metodológicas à Investigação. Contexto & Educação, Ijuí, v. 31, n. 100, p. 33-55, set./dez. 2016
SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C. A Categoria na Análise Textual Discursiva: Sobre Método e Sistema em Direção à Abertura Interpretativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 514-538, dez. 2017.
STEIN, E. Dialética e hermenêutica: uma controvérsia sobre o método em Filosofia. Síntese: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 10, n. 29, p. 21-49, maio. 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.