Uma discussão sobre o papel da matemática nos cursos de tecnologia da informação da FATEC Ourinhos
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.422Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o papel da Matemática nos cursos de Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos [...]. Em tal análise, buscou-se identificar o perfil do profissional a ser formado e a contribuição do conhecimento matemático na formação de tecnólogos desses cursos. A análise dos referidos Projetos Pedagógicos foi feita principalmente à luz de teorias de Educação Tecnológica, Teorias Críticas de Currículo e da Educação Matemática Crítica e mediante três categorias estabelecidas a priori. Como resultado, apontamos que se deve proporcionar uma formação que possibilite a elevação cultural dos sujeitos no desenvolvimento de competências que se estruturam a partir do conhecimento teórico, visando compreender e avaliar impactos sociais, econômicos, ambientais e resolver problemas. A matemática, numa perspectiva crítica, pode ser uma aliada nesta direção.
Palavras-chave: Projetos Pedagógicos; Habilidades Matemáticas; Tecnólogos; Mercado de trabalho.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.