A investigação qualitativa em Educação – aspectos epistemológicos e éticos

Autores

  • Isabel Pimenta Freire Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Sheyla Maria Fontenele Macedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0002-7973-4773

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.400

Resumo

Neste artigo, intenciona-se analisar e refletir sobre os enquadramentos epistemológicos e éticos da investigação qualitativa em educação. O método é de revisão bibliográfica, e tem como fundamento a abordagem crítica das temáticas, a partir de estudos de destaque na esfera dos conhecimentos discorridos. O conceito de investigação qualitativa é clarificado, a partir das concepções de ciência do século XX até a contemporaneidade, delimitando-o nos principais paradigmas de investigação que surgiram em contraponto ao paradigma hipotético-dedutivo (fenomenológico-interpretativo, sociocrítico e da complexidade). A questão ética é abordada como dimensão estruturante da pesquisa qualitativa nas Ciências Humanas e Sociais e, precisamente no terreno da educação. Dos contributos, registram-se reflexões para o desenvolvimento de uma visão crítica da investigação, assentes em princípios e valores que enformam os modos de construção do conhecimento nos domínios da educação.

Palavras-chave: Investigação qualitativa; Educação; Paradigmas; Ética.

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Biografia do Autor

Isabel Pimenta Freire, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora Associada Aposentada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com doutoramento e mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Tem participado em estudos e projetos nacionais e internacionais cujos temas destacam a importância das relações interpessoais, da interculturalidade e da complexidade dos processos educativos e formativos. Coordenou o doutoramento em Educação na especialidade de Formação de Professores e mestrados nas áreas de especialização de Desenvolvimento Social e Cultural e Educação Intercultural. É autora e coautora de múltiplas publicações, em revistas e livros nacionais e internacionais, designadamente sobre formação de professores, cidadania, educação intercultural, mediação educacional e comunitária e metodologias de investigação em educação. ID: 0000-0003-3486-7561

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Profa Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo.

FORMAÇÃO: Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (em Portugal), tese premiada no ano de 2018, Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE , Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ Rio de Janeiro, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ . Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da UERN, Pesquisadora em Formação ética profissional de professores, estudo sobre emoções, relações humanas, afetividade na educação, didática e avaliação da aprendizagem sobre a perspectiva ética. E-mail: sheylafontenele@yahoo.com.br

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

Pimenta Freire, I. ., & Fontenele Macedo, S. M. . (2022). A investigação qualitativa em Educação – aspectos epistemológicos e éticos. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(24), 276–296. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.400