CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION
Resumo
Para esclarecer o que a formação do professor de Matemática poderia significar para o professor de Educação Matemática, eu elaboro os seguintes temas: 1) A posição crítica da Educação Matemática que auxilia a esclarecer a própria noção de Educação Matemática Crítica; 2) Uma crença na racionalidade matemática presente na ciência e na tecnologia, que inclui a afirmação de que o progresso científico é o verdadeiro motor do progresso em todos os aspectos da vida, e que a racionalidade matemática constitui parte integral desse progresso; 3) Matemática em Ação que nos leva à compreensão da complexidade de contextos no âmbito em que a matemática pode estar operando; 4) Globalização e guetorização que posicionam a Matemática em Ação como parte de uma rede tecnológica e indicam o papel da Educação Matemática no processo da inclusão e exclusão social; 5) Solos de investigação e horizontes futuros dos estudantes, conceitos que são importante para a formação crítica do professor e que envolvem escolher entre diferentes meios de aprendizagem em cooperação com os estudantes e ser sensível aos seus motivos para aprender. Em conclusão eu argumento: 6) Crítica como um conceito aberto. Para mim, formação se refere às possíveis funções da Educação Matemática, em particular à relacionada ao processo de inclusão e de exclusão social. Entretanto, esses assuntos não são definidos por meio de qualquer quadro teórico bem elaborado. Ao invés disso, eles surgem de incertezas.
Palavras-chave - formação crítica de professores de matemática; educação matemática crítica; matemática em ação; globalização; guetorização; solo de investigação; horizontes futuros de estudantes.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.