A análise textual discursiva enquanto experiência estético-educativa
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.376Resumo
Tendo como foco a valorização da Análise Textual Discursiva (ATD) enquanto uma metodologia de caráter profundamente estético-educativo, destacamos a dimensão sensível e criativa no trabalho de pesquisa qualitativa, entendendo-a como fundamental no processo. A partir da descrição dos três momentos auto-organizados da metodologia criada por Moraes e Galiazzi, estabelecemos relações entre cada etapa da análise e aspectos estético-educativos experimentados nesses movimentos. Assim, são considerados o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e do olhar sensível, das emoções e sentimentos, do bom senso, da percepção subjetiva, da criatividade, intuição e imaginação dos pesquisadores envolvidos com ATD como elementos indispensáveis para o êxito pleno do trabalho de pesquisa.
Palavras-chave: Sensibilidade; Criatividade; Condição Humana; Estética; Sentido Estético.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.