Análise da atuação de um profissional da sala de atendimento multifuncional na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa

Autores

  • Rosângela Lopes Borges Faculdades de Caldas Novas (Unicaldas)
  • Marcos Fernandes-Sobrinho Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.239

Resumo

Resumo: A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel é uma das proposições da aprendizagem que visa aprimorar o processo educacional dos alunos. Nela se considera os conhecimentos prévios dos discentes, além da organização e estabilização de ideias. Este estudo tem como problemática a percepção e o uso da TAS pelos professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Objetiva-se investigar como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e como o profissional de inclusão promove a Aprendizagem Significativa desses. Para isso, empregou-se uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, lançando mão do levantamento de informações, por meio de uma entrevista semiestruturada para com um profissional da SRM, que trabalha em uma escola estadual de um município do interior do Estado de Goiás/Brasil. Além disso, realizou-se uma observação sistemática, por três semanas, dos atendimentos matutinos a fim de perceber como ocorre o processo de ensino e aprendizagem no Atendimento Educacional Especializado (AEE) à luz da TAS. Conclui-se que a profissional entrevistada tem conhecimento da teoria em foco, que pondera as experiências vividas, enfatiza a interdisciplinaridade e estimula o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Entretanto, identificou-se a burocracia como empecilho à implantação de novas Salas de Recursos na localidade.

Palavras-chave: Significância do Ensino; Ausubel; Professor de AEE; Educação Inclusiva.

 

Analysis of the activity of a professional in the multifunctional service room in the perspective of the theory of significant learning

Abstract: David Ausubel Theory of Significant Learning (TSL) is one of the propositions of learning that aims to improve the educational process of students. It considers the students' previous knowledge, as well as the organization and stabilization of ideas. This study has as problematic the perception and the use of the TSL by the teachers of the Multifunctional Resource Rooms (MRR). The objective is to investigate how the teaching and learning process of students with special educational needs (SEN) is given and how the inclusion professional promotes their meaningful learning. For this, a qualitative descriptive research was used, using a semi-structured interview with a MRR professional, who works in a state school of a municipality of the interior of the State of Goiás/Brazil. In addition, a systematic observation was carried out for three weeks of the morning attendance in order to understand how the teaching and learning process occurs in the Specialized Educational Service (SES) in the light of the TSL. It is concluded that the professional interviewed has knowledge of the Theory in focus, which weighs the lived experiences, emphasizes the interdisciplinarity and stimulates the development of students' autonomy. However, bureaucracy was identified as an obstacle to the implementation of new Resource Rooms in the locality.

Keywords: Significance of Teaching; Ausubel; Teacher of AEE; Inclusive education.

 

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Biografia do Autor

Rosângela Lopes Borges, Faculdades de Caldas Novas (Unicaldas)

Possui graduação em Letras (Port./Ing.) (UEG, 2006); Pós-Graduação em Educação Especial (APOGEU, 2010); Intérprete de LIBRAS (ASG, 2011); Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional (UNINTER, 2017); Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano, 2017). Atualmente é professora da Faculdade de Caldas Novas - UNICALDAS, ministrando as disciplinas de LIBRAS, Leitura e Produção Textual, Comunicação Empresarial, Educação Especial, nos cursos de Pedagogia, Biologia e Administração e Ciências Contábeis. Nessa mesma Instituição, faz parte da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico Especializado - NAPE, além de ser professora do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínico Institucional.

Marcos Fernandes-Sobrinho, Instituto Federal Goiano

Marcos Fernandes Sobrinho é Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Ensino de Ciências, na modalidade Ensino de Física (UnB). Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e bacharelado em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília (FAAB). Em 2010, participou da Escola de Física do Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN) [Centro Europeu de Pesquisas Nucleares], em Genebra/Suiça, oportunidade em que, a partir de então, passou a ser embaixador permanente do CERN no Brasil. No Instituto Federal Goiano é professor D-IV (Associado II) do quadro de pessoal permanente na área de Física, membro do Conselho Superior, membro da Câmara Consultiva de Ensino (CaCEn), membro do Comitê de Ensino, coordenador do Curso Técnico em Biotecnologia, docente permanente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT). Na Universidade Federal de Catalão (UFCat) atua como docente permanente e orientador credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO/UFCat). No Ministério da Educação (MEC/Inep) participou da equipe de especialistas quando desenvolveu estudos analíticos junto ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), com emissão de pareceres técnicos relacionados a todas as obras didáticas [aprovadas e não-aprovadas] de Física e de Matemática. Em 2017, atuou como membro avaliador em produtos de projetos financiados por órgãos de fomento à pesquisa da União Europeia. É membro de conselhos consultivos e(ou) editoriais de periódicos especializados (nacionais e internacionais) nas áreas de Educação e de Ensino, como: Educar em Revista (UFPR - Brasil, Qualis A1/Ensino e A1/Educação); IENCI: Investigações em Ensino de Ciências (IF/UFRS - Brasil, Qualis A2/Ensino e A2/Educação); CBEF: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (DF/UFSC - Brasil, Qualis A2/Ensino); REDECT: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (IFES - Brasil, Qualis B1/Ensino); Ciência & Ensino (UNICAMP, IFSP e UFSC - Brasil, Qualis B1/Ensino); Crítica Educativa (UFSCar - Brasil, Qualis B1/Ensino); TED: Tecné, Episteme y Didaxis (Universidad Pedagógica Nacional - Colômbia, Qualis B2/Ensino); Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias (Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Colômbia, Qualis B1/Ensino) e Editor Associado às áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática do periódico MSJ: Multi-Science Journal (IF Goiano - Brasil, Qualis B3/Ensino). É membro titular da Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade (AIA-CTS), com sede em Aveiro/Portugal; da Associação Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências (Abrapec); e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). É autor de livros e de capítulos de livros, além de artigos científicos publicados em periódicos especializados nas áreas de Ensino, Educação, Políticas Públicas e de Gestão Organizacional. Participa de projetos e coordena o grupo de pesquisa/CNPq intitulado Educação Científica, Avaliação e Materiais de Ensino (EduCAME), além de integrar outros grupos em projetos de cooperação com instituições brasileiras e estrangeiras. Interessa-se por temas de pesquisa como: educação CTS; discussões de questões e controvérsias sociocientíficas; argumentação no ensino; livros didáticos; inovação, desenvolvimento e tecnologia. Contato: marcos.sbf@gmail.com

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Publicado

2018-12-24

Como Citar

Borges, R. L., & Fernandes-Sobrinho, M. (2018). Análise da atuação de um profissional da sala de atendimento multifuncional na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. Revista Pesquisa Qualitativa, 6(12), 426–447. https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.239

Edição

Seção

SeçaoTemática - Pesquisa Qualitativa sobre Tecnologias Educacionais na Educaçao

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