Fotografia das escolas ribeirinhas: a possibilidade de reconhecer e analisar espaços e tempos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.302Resumen
Este estudo apresentauma reflexão quanto ao uso de fotografias para compor o corpus de uma pesquisa qualitativa. Há um intenso debate nas Ciências Humanas e Sociais acerca do emprego de imagens em pesquisas, não como mera ilustração, mas com possibilidades analíticas. O debate é acirrado, sobretudo, em relação à sua utilização agregada ou não a outras fontes; entretanto, neste trabalho, as fotografias foram produzidas no contexto de pesquisa e adicionadas a outras fontes selecionadas para a investigação. Considera-se que as fotografias associadas aos demais procedimentos de análise, revelaram-se como possibilidades analíticas relevantes, visto que trouxeram outros sentidos e significados à pesquisa, contribuindo para cotejar, aproximar e revelar ao pesquisador tempos, espaços, sujeitos e contextos.
Palavras-chave:Fotografias; Pesquisa Qualitativa; Metodologia.
Descargas
Citas
BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1984.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1984.
FATORELLI, A. Fotografia e subjetividade.In: Jobim S. S. (Org.) Mosaico: imagem doconhecimento. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos,2000.
KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Ática.,1989.
KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
KOSSOY,B.Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa.In: Bauer, M.W; Gaskell, G.(Org.). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: ummanual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareci. Petrópolis, RJ: Vozes,2011.
PIATTI C.B. .Imagem da/na pesquisa qualitativa: a extensa possibilidade de pesquisar. Revista Acta Semiótica et Lingvistica, v.2,2018. Disponível em:http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/view/43497. Acesso em 20 de Junho de 2019.
ZANELLA, A. V. Perguntar, registrar, escrever: inquietações metodológicas. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS,2013.
TITTONI, J., de Castro, D. D., PAPINI, P., & ISOPO, R. (2017). Operações no fio do fragmento: fotografar, escrever e cortar. Revista De Psicologia, 8(1), 87-98. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/14075. Acesso em 10 de novembro de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Pesquisa Qualitativa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.






