Photograph of river schools: the possibility of recognizing and analyzing pedagogical spaces and times

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.302

Abstract

This study presents a reflection on the use of photographs in a qualitative research. There is an intense debate in the human and social sciences on the use of photographs in research, not as mere illustration, but with analytical possibilities. The debate is strong, mainly, regarding its use or not aggregated with other sources. In this study the photographs were produced in the research context and aggregated to other sources. The photographs, added to the other analysis procedures, revealed an analytical possibilities of great value. Contributing to compare, approach and reveal to the researcher times and spaces, subjects and contexts.

Keywords: Photographs; QualitativeResearch; Methodology.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Elisângela Correa Rios, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015).Especialista em Educação Física escolar pela Faculdade Cidade Verde (2018). Mestranda em Educação pela Universidade de mato Grosso do Sul. Professora de Educação Física do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul desde (2016). Atualmente membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GEPFORP) Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade infantil, estado nutricional,  formação de professores, prática pedagógica e violência escolar.

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo, do curso de Pedagogia e no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa -Processos formativos, práticas educativas, diferenças. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores e práticas educativas.

References

BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1984.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1984.

FATORELLI, A. Fotografia e subjetividade.In: Jobim S. S. (Org.) Mosaico: imagem doconhecimento. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos,2000.

KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Ática.,1989.

KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

KOSSOY,B.Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa.In: Bauer, M.W; Gaskell, G.(Org.). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: ummanual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareci. Petrópolis, RJ: Vozes,2011.

PIATTI C.B. .Imagem da/na pesquisa qualitativa: a extensa possibilidade de pesquisar. Revista Acta Semiótica et Lingvistica, v.2,2018. Disponível em:http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/view/43497. Acesso em 20 de Junho de 2019.

ZANELLA, A. V. Perguntar, registrar, escrever: inquietações metodológicas. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS,2013.

TITTONI, J., de Castro, D. D., PAPINI, P., & ISOPO, R. (2017). Operações no fio do fragmento: fotografar, escrever e cortar. Revista De Psicologia, 8(1), 87-98. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/14075. Acesso em 10 de novembro de 2019.

Published

2020-10-01

How to Cite

Rios, E. C., & Piatti, C. B. (2020). Photograph of river schools: the possibility of recognizing and analyzing pedagogical spaces and times. Qualitative Research Journal , 8(17), 278–292. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.302

Issue

Section

Research Articles