Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL
Abstract
Resumo: A pesquisa está situada no campo das políticas públicas de formação de professores. Aborda a operacionalização e a análise de um programa brasileiro, intitulado PROINFANTIL, voltado para profissionais que trabalham com a educação de crianças de até cinco anos em creches e pré-escolas, no município do Rio de Janeiro. A perspectiva teórica de Lev Vygotsky orientou o delineamento metodológico. A investigação analisou sentidos e significados de criança apresentados em seis Núcleos de Significação de Criança (padronizada, em desenvolvimento, a que brinca, cidadã de direitos, singular e sócio-histórica). Neste trabalho são tecidas considerações sobre o processo de construção da concepção de criança a partir das narrativas escritas de 44 cursistas no final de curso.
Palavras-chave: PROINFANTIL; Concepção de criança; Núcleos de Significação.
Child’s conceptions: construction from narrative of PROINFANTIL
Abstract: The research is situated in the field of public policies for teacher training. It addresses the implementation and analysis of a Brazilian program called PROINFANTIL. It is aimed at professionals who work with the education of children up to five years in creches and preschools in the city of Rio de Janeiro. The theoretical perspective of Lev Vygotsky guided the methodological design. The research analyzed the senses and the meanings of child presented in six Nuclei of Meanings: padronized, in development, at play, as a citizen, unique and socio-historical. This work also points out the process of building the conceptions of the child based on the written narratives of 44 course participants at the end of the program.
Keywords: PROINFANTIL; Child´s conceptions; Meaning and sense.
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