Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento

Autores

  • Vitoria Helena Cunha Espósito
  • Maristela Ross de Castro Gasonato

Resumo

Resumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.

Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica

 

A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practices

Abstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.

Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Referências

BELINKY. T. Limeriques das causas e efeitos. Ilustrações de Andrés Sandoval. São Paulo: Nova América, 2007.

ESPÓSITO, V. H. C. Os processos perceptivos e a linguagem pedagógico-matemática In: BICUDO, M. A. V.; ESPÓSITO, V. H. C. Formação de Educadores: pesquisas e estudos qualitativos. São Paulo: Olho d'Água, 1999, p. 75-93.

ESPÓSITO, V. H. C. Construindo o conhecimento da criança/adulto. Uma perspectiva interdisciplinar. São Paulo: Martinari, 2006.

CARMO JUNIOR. Motricidade e a corporeidade humana na experiência filosófica. Revista Digital. Buenos Aires, ano 16, n. 155, abril 2011. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd155/motricidade-humana-na-experiencia-filosofica.htm>. Acesso em: 20 mai. 2011.

GAI, D. N.; FERRAZ, W. (Org.). Parafernálias: a diferença, arte e educação. Porto Alegre: INDEPINI, 2003.

GOMES, F. de M. As epistemologias do sul de Boaventura de Souza Santos. Revista Páginas de Filosofia, v. 4, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2013.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução de Marcia Sá Cavalcante. Petrópolis: Vozes, 1988.

HEIDEGGER, M. A caminho da linguagem. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2003.

INFOPÉDIA. Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico (on line). Porto: Porto Editora, 2003-2015. Disponível em: <http://www.infopedia.pt/$carvalho-(simbologia)>. Acesso em: 26 maio 2015.

MARTINS, J. Um enfoque fenomenológico do currículo: Educação como poíesis. Organização de Vitória Helena Cunha Espósito. São Paulo: Cortez, 1992.

MELO, M. L. de A. Análise de trajetória metodológica de pesquisa instruída pela abordagem fenomenológico-hermenêutica de Paul Ricoeur. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 4, 2010, Rio Claro. Anais... Rio Claro: UNESP, 2010, p. 1-10.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

NUNES, B. Natureza Humana - Heidegger e a poesia. PEPSIC- Periódicos eletrônicos em Psicologia, v.2, n.1, p. 103-127, jun. 2000.

NÓBREGA. F. O menino maluquinho - Uma leitura a serviço da leitura. Teoria e Prática. Revista semestral da Associação de Leitura do Brasil (ABL), ano I, n. zero, p. 24-32, nov. 1982.

NÓBREGA, T. P. Merleau-Ponty, o filósofo, o corpo e o mundo de toda gente. UNICAMP/MEC-FAE: Mercado Aberto, 1º impressão, jul. 1985.

PRIBERAM. Dicionário de Língua Portuguesa (on-line), 2998-2013. Disponível em:<http://www.priberam.pt/dlpo/aflito>. Acesso em: 26 maio 2015.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed., São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010b, p. 31-83.

SANTOS, S. Educação da sensibilidade. 2013. Trabalho de Iniciação Científica – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013.

SÉRGIO, M. Motricidade Humana: contribuições para um paradigma emergente. Lisboa: Instituto Piaget [sd].

ZANELLO, V. A linguagem poética em Heidegger. Revista Educação e Filosofia, v. 18, n. 35/36, p.279-310, jan/dez. 2004.

Publicado

2016-11-14

Como Citar

Espósito, V. H. C., & Gasonato, M. R. de C. (2016). Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento. Revista Pesquisa Qualitativa, 4(4), 51–61. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/31

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa