Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275Abstract
Resumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior.
Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative research
Abstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.
Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education.
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