O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem

Authors

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira UNIOESTE UEM UNICESUMAR http://orcid.org/0000-0003-0200-2061
  • Marília Ignatius Nogueira Carneiro Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Tânia dos Santos Alvarez da Silva Universidade Estadual de maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.234

Abstract

Resumo: Desde a década de 1990 os surdos vivenciam uma intensa transformação em sua vida social, em função da naturalização da comunicação digital, e educacional, com a mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo. Este artigo apresenta resultados de investigação realizada em três etapas com dez sujeitos surdos, buscando identificar a) a importância atribuída por eles à escrita e a competência na utilização da comunicação digital; b) sua percepção acerca dos equívocos cometidos em suas produções escritas e c) sua competência na interpretação de textos para identificar os limites e as possibilidades de desenvolvimento da língua escrita, pelo uso social das tecnologias de comunicação pelos surdos. Os resultados apontaram a ressignificação do sentido social da escrita do Português para os surdos proporcionada pela comunicação digital, o que poderia ser explorado pela escola.

Palavras-chave: Educação de surdos; Comunicação digital; Língua Portuguesa escrita.

 

The social use of communication technologies by the deaf: limits and possibilities for the development of the language

Abstract: From the 1990s the deaf experience an intense transformation in their social life, due to the naturalization of digital and educational communication, with the paradigm shift from oralism to bilingualism. This article presents research carried out through three moments with ten deaf individuals, seeking to identify : a) the importance they attributed to writing and their competence in the use of digital communication; b) their perception about the mistakes made in their written productions and c) their competence in the interpretation of texts and thus identify the limits and possibilities for the development of written language, the social use of communication technologies by the deaf. The results pointed out the re-signification of their social sense of the Portuguese writing for the deaf, provided by the digital communication which could be explored by the school.

Keywords: Education of the deaf; Digital communication; Written Portuguese language.

 

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Author Biographies

Clélia Maria Ignatius Nogueira, UNIOESTE UEM UNICESUMAR

mestre em Matemática pela USP - Doutora em Educação pela UNESP- Desenvolve pesquisa em Educação Inclusiva -Educação de Surdos; Educaçãp matemática Inclusiva; Epistemologia Genética e Didática da Matemática (francesa)

Docente do PPGECEM/UNIOESTE; Docente de Libras/EAD/UniCESUMAR; Docente aposentada do DMA/UEM

Marília Ignatius Nogueira Carneiro, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciada em Letras/Libras - UFGD

Mestre em Educação - UEM

Doutoranda em Educação - UNESP

Professora de Libras - Departamento de Língua Portuguesa - DLP/UEM

Tânia dos Santos Alvarez da Silva, Universidade Estadual de maringá - UEM

Licenciada em Pedagogia - UEM

Mestre em Educação - UEM

Doutora em Educação - UFPR

Docente do programa de Pós graduação em Educação - UEM

Docente do departamento de Teoria e Prática da Educação - DTP/UEM

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Published

2018-12-24

How to Cite

Ignatius Nogueira, C. M., Carneiro, M. I. N., & Silva, T. dos S. A. da. (2018). O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem. Qualitative Research Journal , 6(12), 470–497. https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.234

Issue

Section

SeçaoTemática - Pesquisa Qualitativa sobre Tecnologias Educacionais na Educaçao