Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.191Abstract
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo a partir do uso da metodologia da Grounded Theory, traduzida para português como Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Na coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com 22 enfermeiros professores integrantes de seis instituições de ensino superior no período de agosto a dezembro de 2015. A análise e a interpretação dos conteúdos transcritos foram desenvolvidas de acordo com a proposta metodológica da TFD e utilizou-se o software ATLAS/ti como suporte às interpretações e organização documental. A análise dos dados resultou em quatro subcategorias: formação docente do enfermeiro; processo ensino-aprendizagem; metodologias e estratégias de ensino e as interfaces das tendências progressistas – crítico social dos conteúdos. Este estudo permitiu concluir que o método da TFD é relevante para a análise qualitativa, por seu rigor analítico e metodológico, e tem contribuído significativamente para expansão do conhecimento a qual permite tratar a abordagem de forma interpretativa e sistemática.
Palavras-chave: Análise de dados; Prática pedagógica; Pesquisa qualitativa; Teoria fundamentada.
Pedagogical practice study in nursing training using a Grounded Theory
Abstract: This is a descriptive study using the Grounded Theory methodology, translated into Portuguese as Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). In the data collection, a semi-structured questionnaire was applied with 22 teaching nurses from six higher education institutions from August to December 2015. The analysis and interpretation of the transcribed contents were developed according to the GT methodological proposal. The ATLAS/ti software was used as support for interpretations and documentary organization. The data analysis resulted in four subcategories: Nurses teacher-training; Teaching-learning process; Teaching methodologies and strategies, and the interfaces of progressive trends - social critical of content. This study allowed us to conclude that the GT method is relevant to the qualitative analysis, due to its analytical and methodological rigor, and has contributed significantly for the expansion of the knowledge that permits to treat the approach in an interpretative and systematic way.
Keywords: Data analysis; Pedagogical practice; Qualitative reserach; Grounded theory.
Downloads
Metrics
References
BANDEIRA DE MELO, R. Softwares em Pesquisa Qualitativa. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. da. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. p.429-460.
CASSIANI, S. H. B.; CALIRI, M. H. L.; PELÁ N. T. R. A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. Revista Latino-Americana Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, v. 4, n. 3, p. 75-88, dez. 1996.
CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CHENITZ, W. C.; SWANSON, J. M. From Practice to Grounded Theory: qualitative research in nursing. 1. ed. California: Addison-Wesle, 1986.
COSTA, G. S. Mobile, Mobile Learning: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
DANTAS, C. et al. Teoria fundamentada nos dados - aspectos conceituais e operacionais: metodologia possível de ser aplicada na pesquisa em enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 17, n. 4, p. 573-579, jul./ago. 2009.
FAZENDA, I. C.A. O que é Interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FREITAS, A. S.; BANDEIRA DE MELO, R. A Grounded Theory for managerial action in the process of e-learning implementation in business schools of Brazil. BASE-Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, São Leopoldo, v. 10, n. 2, p. 100-116, abr./jun. 2012.
GLASER, BG; STRAUSS, AL. The discovery of grouded theory. New York, Aldine, 1967.
LIBÂNEO, J.C. Didática como campo investigativo e disciplinar e seu lugar na formação de professores no Brasil. Currículo, didática e formação de professores. Campinas: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, P. C.; NAKAYAMA, M. K. Operacionalização de uma groundedtheory: o percurso metodológico. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 572-594, dez. 2018.
PESSOA, P. S.; MACEDO, E. P. Prática docente e Políticas Educacionais no Ensino Superior e os quatro pilares da Educação. Revista de Educação ANEC, Brasília, n. 157, p. 108-119, out./dez. 2018.
SILVA, C. C. Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da Teoria Fundamentada. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Manaus, 2014.
SILVA, K.L. et al. Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 380-387, jun. 2012.
SILVA, N. S. et al. Conhecimento dos coordenadores de Centros de Atenção Psicossocial sobre Política Nacional de Saúde Mental. Ciência Cuidado e Saúde, Maringá, v. 14, n. 2, p. 1106-1114, abr./jun. 2015.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Tradução Luciane de oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TAROZZI, M. O Que É um Grounded Theory? Metodologia de Pesquisa e de Teoria Fundamentada nos Dados. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.