Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências

Authors

  • Eduarda Maria Schneider UTFPR
  • Rosangela Araujo Xavier Fujii Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Júlia Corazza Universidade Estadual de Maringá

Abstract

Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa.

 

Quali-quantitative research: contributions to research in science teaching

Abstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.

Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 1977.

BIZZO, N.; GOUW, A. M. S.; PEREIRA, H. M. R. Evolução e religião: o que pensam os jovens estudantes brasileiros. Ciência Hoje, Campinas, v. 50, n. 300, p. 27-31, jan./fev. 2013.

CANO, I. Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 31, p, 94-119, set./dez. 2012.

CUNHA, A. M. Ciência, tecnologia e sociedade na óptica docente: construção e validação de uma escala de atitudes. 2008. 103 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GRÁCIO, M. M. C.; GARRUTTI, É. A. Estatística aplicada à educação: uma análise de conteúdos programáticos de planos de ensino de livros didáticos. Revista de Matemática e Estatística, São Paulo, v. 23, n. 3, p.107-126, abr. 2005.

HSU, T. Research methods and data analysis procedures used by educational researchers. International Journal of Research & Method in Education, Abingdon, v. 28, n. 2, p.109-133, 2005.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. Onde Vai a Pesquisa em Didática das Ciências: estudos dos discursos na aula. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 1999, Valinhos, Atas... São Paulo: Abrapec, 1998. p. 1-15.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. de. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. 1. ed. São Paulo: EPU, 1986.

MEDEIROS, A. Metodologia de pesquisa em educação em ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 66-72, 2002.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

PEDRANCINI, V. D. Percepção pública da ciência e da tecnologia dos medicamentos: subsídios para o ensino de ciências. 2015. 302 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2015.

RAMOS, R. D. C. D. S. S.; SALVI, R. F. Análise de conteúdo e análise do discurso em Educação Matemática – um olhar sobre a produção em periódicos qualis A1 e A2. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 2009, Brasília, Atas... Brasília: SBEM, 2009. p. 01-20.

SANTOS, F. M. T. D.; GRECA, I. M. Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 15-33, 2013.

SILVA, P. R. Análise das concepções de professores de biologia em formação inicial acerca da relação entre ciência e valores. 2012. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012.

SILVA, P. R. da. et al. Construção e validação de questionário para análise de concepções bioéticas. Rev bioét (Impr.), Brasília, v. 20, n. 3, p. 490-501, 2012a.

SILVA, P. R. da. et al. Concepções de futuros professores de biologia brasileiros e portugueses sobre valores éticos da ciência. In: ATAS do VIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) / I CIEC (Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. p.1-12. 2012b.

SCOARIS, R. C. O.; PEREIRA, A. M. T. B.; SANTIN FILHO, O. Elaboração e validação de um instrumento de avaliação de atitudes frente ao uso de história da ciência no ensino de ciências. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias, Ourense, v. 8, n. 3, p. 901-922. 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo, Atlas, 1987.

TEIXEIRA, E. B. A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, v. 1, n. 2, p. 177-201, 2003.

XAVIER, M. C.; FREIRE A. S.; MORAES, M. O. A introdução dos conceitos de Biologia Molecular e Biotecnologia no Ensino de Genética no Nível Médio: há espaço para a nova Biologia? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru, Atas... Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-12.

Published

2017-12-01

How to Cite

Schneider, E. M., Fujii, R. A. X., & Corazza, M. J. (2017). Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Qualitative Research Journal , 5(9), 569–584. Retrieved from https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157