Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.264Abstract
Resumo: A avaliação é um dos elementos-chave para o desenvolvimento de metodologias ativas e formação na abordagem por competência. O estudo propõe-se a analisar o processo de avaliação na aplicação de metodologia ativa na Unidade Educacional de Prática Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com 20 professores. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Na abordagem curricular por competência dialógica trabalha-se com o critério referenciado e os graus de autonomia e domínio do desempenho a ser construído junto ao estudante ao longo de sua formação. Utiliza-se a avaliação formativa e somativa por meio da dialogia reflexiva sobre os movimentos da construção da prática profissional a partir do mundo do trabalho. É necessário avançar na investigação sobre esse processo na perspectiva do estudante.
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; avaliação; Educação baseada em competências; Enfermagem; docentes.
Criterion-referenced evaluation: student accompanying in competency-oriented curriculum
Abstract: Evaluation is one of the key elements for the development of active methodologies and training in the competence approach. It is proposed to analyze the evaluation process in the application of active methodology in the Educational Unit of Professional Practice. A qualitative research, with data collection through a semi-structured interview with 20 teachers was used. The data’s analysis was by content analysis, thematic modality. In the curricular approach for dialogic competence, the criterion referenced and the degrees of autonomy and mastery of the performance to be built with the student throughout his/her training are needed. The formative and summative evaluation is used through a reflexive dialogue about the movements of the construction of the professional practice from the work’s world. It is necessary to advance the research on this process from the perspective of the student.
Keywords: Qualitative research; Assessment; Education based on competences; Nursing; Faculty.
Downloads
Metrics
References
ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. 1. ed. Porto: Porto Editora. 2013. p.11-39.
ALBERTINO, F. M. F.; SOUZA, N. A. Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Est Aval Educ., São Paulo, v. 4, n. 29, p. 169-189, jan./jun. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2164. Acesso em: 18 jan. 2019.
ALBUQUERQUE, C. Processo Ensino?Aprendizagem: Características do Professor Eficaz. Millenium, Viseu, v. 39, p. 55-71, dez. 2010
BENNETT, R. E. Formative assessment: a critical review. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, London, v. 18, n. 1, p. 5-25, jan. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0969594X.2010.513678. Acesso em: 30 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução cne/ces nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em: 06 jan. 2019.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 1996. Lei nº 4.024, de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 06 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. A Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia às Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília, 2006. Disponível em: http://abeno.org.br/arquivos/downloads/download_20111215103241.pdf. Acesso em: 06 jan. 2019.
BRZEZINSKI, I. Fundamentos sociológicos, funções sociais e políticas da escola reflexiva e emancipadora: algumas aproximações. In: ALARCÃO, I. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p.65-82.
CARNEIRO, B. P. B.; NOVAES, I. L. Regulação do ensino superior no contexto de contemporaneidade. In: NASCIMENTO, A. D., & HETKOWSKI, T. M. (org.). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: http://books.scielo.org/id/jc8w4/pdf/nascimento-9788523208721-04.pdf. Acessado em: 22 fev. 2018.
CHIRELLI, M. Q.; NASSIF, J. V. A avaliação como instrumento de acompanhamento dos estudantes na graduação com metodologias ativas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 7., 2018, Fortaleza. Atas... Aveiro: Ludomedia, 2018. p. 213-222.
COSTA, D. A. S. et al. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, n.67, p. 1183-1195, dez. 2018.
COSTA, G. D.; COTTA, R. M. M. O aprender fazendo: representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 51, p. 771-784, set. 2014.
COTTA, R. M. M.; COSTA, G. D. da. Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 20, n. 56, p. 171-183, mar. 2016.
COTTA, R. M. M. et al. Portfólio coletivo reflexivo: ferramenta potencializadora do trabalho em equipe, raciocínio crítico e tomada de decisões. Revista San Gregório, Portoviejo, v. 16, n. especial, p. 12-21, mar. 2017.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2009.
HIGA, E. F. R. et al. Avaliação do processo pedagógico em metodologia de aprendizagem ativa. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E DO 1º INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON QUALITATIVE RESEARCH, 5., 2016, Porto. Atas... Aveiro: Ludomedia, 2016. p. 270-278
HOLOWAY, I.; WHEELER, S. Qualitative research in nursing and health care. 2. ed. Oxford: Wiley-Blackwell. 2010.
LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, out. 2017.
LOK, B.; MCNAUGHT, C; YOUNG, K. Criterion-referenced and norm-referenced assessments: compatibility and complementarity. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 41, n. 3, p. 450-465, 2016. Disponível em: https://srhe.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/02602938.2015.1022136. Acesso em: 30 jan. 2019.
LONGHI, A. L. et al. Una estratégia didáctica para la formación de educadores de salud en Brasil: la indagacíon dialógica problematizadora. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 51, p. 759-769, out./dez. 2014.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: domínio e/ou desenvolvimento? Revista ABC Educatio, São Paulo, v. 7, n. 56, p. 32-34, maio. 2006. Disponível em: https://docplayer.com.br/381275-Avaliacao-da-aprendizagem-dominio-e-ou-desenvolvimento-cipriano-carlos-luckesi-1.html. Acesso em: 29 jan. 2019.
MAGUIRE, M.; DELAHUNT, B. Doing thematic analysis: a pratical, step-by-step guide for learning and teaching scholars. All Ireland Journal of Teaching and Learning in Higher Education, Kildare, v. 9, n. 3, p. 3351-33514, out. 2017.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. V. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Athas. 2017.
MARÍLIA. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem. FAMEMA: Faculdade de Medicina de Marília. 2018a. Disponível em: http://www.famema.br/ensino/cursos/enfermagem.php. Acesso em: 12 jan. 2019.
MARÍLIA. Caderno de avaliação: cursos de medicina e enfermagem. FAMEMA: Faculdade de Medicina de Marília. 2018b. Disponível em: http://www.famema.br/institucional/avaliacao/docs/i.pdf . Acesso em: 28 jan. 2019.
MARÍLIA. Unidade de prática profissional 4 – UPP4. Curso de Enfermagem. FAMEMA: Faculdade de Medicina de Marília. 2019. Disponível em: http://www.famema.br/ensino/cursos/docs/Caderno%20da%204%C2%AA%20s%C3%A9rie%20de%20Enfermagem.pdf. Acesso em: 29 maio. 2019.
MATTIA, B. J.; KLEBA, M. E.; PRADO, M. L. Formação em enfermagem e a prática profissional: uma revisão integrativa da literatura. Rev Bras. Enferm, Brasília, v.71, n.4, p. 2157-2168, jul./ago. 2018.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: HUCITEC. 2014.
MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 7, p. 01-12, abr. 2017.
NEVES, S. C. et al. Aprendizagem significativa por descoberta: uma reflexão da problematização sob a abordagem de Ausubel. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E DO INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON QUALITATIVE RESEARCH, 6., 2017, Salamanca. Atas... Aveiro: Ludomedia, 2017. p. 719-724.
RIBEIRO, E. C. O.; LIMA, V. V.; PADILHA, R. Q. Formação orientada por competencia. In: LIMA, V. V.; PADILHA, R. Q. (org.). Reflexões e inovações na educação de profissionais de saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2018. p.25-36.
SANTOS, S. S. C. Currículos de enfermagem do Brasil e as diretrizes: novas perspectivas. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 56, n. 4, p. 361-364, jul./ago. 2003.
SILVA, E. F. L.; VIANA, L. O. Competências do docente de ensino clínico: o caso da escola de enfermagem Anna Nery. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E DO 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 4., 2015, Aracajú. Atas... Aveiro: Ludomedia, 2015. p. 320-323.
SILVA, R. F.; SÁ-CHAVES, I. S. Formação reflexiva: representações dos professores acerca do portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 12, n. 27, p. 721-734, dez. 2008.
SILVA, R. H. A.; SCAPIN, L. T. Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 50, p. 537-552, set./dez. 2011.
SHULMAN, L. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, apr. 1987. Disponível em: http://hepgjournals.org/doi/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411?code=hepg-site. Acesso em: 02 fev. 2018.
SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014.
TEN CATTE, O. Entrustability of profissional activities and competency-based training. Medical Education, Oxford, v. 9, n. 12, p. 1176-1177, dez. 2005.
TEN CATTE, O.; SNELL, L.; CARRACIO, C. Medical competence: the interplay between individual ability and the health care environment. Medical Teacher, Dundee, v.32, n.8, p. 669-675, jul. 2010.
TEN CATTE, O. Competency-based education: entrustable profissional activities and the power of langue. Journal of Graduate Medical Education, Lawrence, v. 5, n. 1, p. 6-7, mar. 2013.
TONHOM, S. F. R. et al. Unidade de Prática Profissional: percepção dos estudantes e professores dos cursos de medicina e enfermagem. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E DO 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 4., 2015, Aracajú. Atas... Aveiro: Ludomedia, 2015. p. 80-85.
VELASCO-MARTÍNEZ, L.C.; TÓJAR-HURTADO, J. C. Competency-Based Evaluation in Higher Education—Design and Use of Competence Rubrics by University Educators. International Education Studies, Ontario, v.11, n.2, p.118-132, jan. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.