Percepção dos profissionais da educação e saúde sobre o programa saúde na escola
Resumo
Resumo: A escola é uma das responsáveis por colaborar com o desenvolvimento integral da criança, provendo experiências conducentes à vida sadia. Nesse contexto, a realização de programas de promoção da saúde em instituições de ensino assume uma grande importância, como é o caso do Programa Saúde na Escola. Este estudo teve por objetivo avaliar o funcionamento do Programa e suas ações nas instituições contempladas no município de Foz do Iguaçu. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando-se um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas. Os dados foram coletados em 2014 e a análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados demonstram que o Programa não está sendo executado da forma como o Ministério da Educação preconiza, apesar de alguns discursos relatarem de forma pontual a importância do mesmo, ficou explícita a dificuldade no processo de ensino-aprendizagem que os profissionais enfrentam.
Palavras-chave: Ensino; Saúde Escolar; Promoção da Saúde.
Health and educational professionals perception about the school health program
Abstract: The school is one of those responsible for supporting the development of children, providing experiences that lead to a healthy life. In this context, conducting health promotion programs in educational institutions takes on a big importance, as the case of School Health Program. This study aimed to evaluate the operation of the program and its actions in the institutions included in the city of Foz do Iguaçu. This is qualitative study, using semi-structured questionnaire with open and closed questions. Data were collected in 2014 and qualitative analysis was performed using Collective Subject Speech and quantitative data were analyzed according to absolute frequency. Results permitt to verify that this Program is not being executed the way the Ministry of Education establishes and although some speeches report in a timely manner the importance of School Health Program, the difficulty was explicit in the teaching-learning process that these professionals face.
Keywords: Teaching; School Health; Health Promotion.
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