Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência

Autores

  • Mara Quaglio Chirelli Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
  • Julia Volpi Nassif Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.264

Resumo

Resumo: A avaliação é um dos elementos-chave para o desenvolvimento de metodologias ativas e formação na abordagem por competência. O estudo propõe-se a analisar o processo de avaliação na aplicação de metodologia ativa na Unidade Educacional de Prática Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com 20 professores. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Na abordagem curricular por competência dialógica trabalha-se com o critério referenciado e os graus de autonomia e domínio do desempenho a ser construído junto ao estudante ao longo de sua formação. Utiliza-se a avaliação formativa e somativa por meio da dialogia reflexiva sobre os movimentos da construção da prática profissional a partir do mundo do trabalho. É necessário avançar na investigação sobre esse processo na perspectiva do estudante.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; avaliação; Educação baseada em competências; Enfermagem; docentes.

 

Criterion-referenced evaluation: student accompanying in competency-oriented curriculum

Abstract: Evaluation is one of the key elements for the development of active methodologies and training in the competence approach. It is proposed to analyze the evaluation process in the application of active methodology in the Educational Unit of Professional Practice. A qualitative research, with data collection through a semi-structured interview with 20 teachers was used. The data’s analysis was by content analysis, thematic modality. In the curricular approach for dialogic competence, the criterion referenced and the degrees of autonomy and mastery of the performance to be built with the student throughout his/her training are needed. The formative and summative evaluation is used through a reflexive dialogue about the movements of the construction of the professional practice from the work’s world. It is necessary to advance the research on this process from the perspective of the student.

Keywords: Qualitative research; Assessment; Education based on competences; Nursing; Faculty.

 

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Biografia do Autor

Mara Quaglio Chirelli, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

docente, Faculdade de Medicina de Marília, Programas de Mestrado Profissional "Ensino em Saúde", Mestrado Acadêmico "Saúde e Envelhecimento".

Julia Volpi Nassif, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

medica, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

Chirelli, M. Q., & Nassif, J. V. (2019). Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência. Revista Pesquisa Qualitativa, 7(14), 169–192. https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.264

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