A trajetória da elaboração de um produto educacional como estratégia de prevenção do suicídio e promoção de saúde mental no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.392Resumo
Este artigo apresenta o processo de redação de um produto educacional, tipo e-book, desenvolvido em uma pesquisa de mestrado profissional – área de ensino, que objetivou identificar a percepção e necessidades de formação dos profissionais da educação sobre a prevenção do suicídio para desenvolver um material educativo. As taxas de suicídio dos jovens brasileiros e as situações relacionadas ao comportamento suicida observadas no campo da psicologia educacional motivaram sua escrita. O material oferece informações sobre prevenção e manejo de situações de risco de suicídio no ambiente escolar. Ele foi desenvolvido com base na perspectiva biopsicossocial e na abordagem multidisciplinar do comportamento suicida. [...] Espera-se referenciar cientificamente os trabalhadores escolares em sua atuação, ampliar e aprimorar as iniciativas de promoção da saúde mental e prevenção do suicídio no contexto educacional, e inspirar pesquisas brasileiras neste âmbito.
Palavras-chave: Produto educacional; Prevenção do suicídio; Educação profissional e tecnológica; Saúde mental na escola.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.