A trajetória da elaboração de um produto educacional como estratégia de prevenção do suicídio e promoção de saúde mental no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.392Resumo
Este artigo apresenta o processo de redação de um produto educacional, tipo e-book, desenvolvido em uma pesquisa de mestrado profissional – área de ensino, que objetivou identificar a percepção e necessidades de formação dos profissionais da educação sobre a prevenção do suicídio para desenvolver um material educativo. As taxas de suicídio dos jovens brasileiros e as situações relacionadas ao comportamento suicida observadas no campo da psicologia educacional motivaram sua escrita. O material oferece informações sobre prevenção e manejo de situações de risco de suicídio no ambiente escolar. Ele foi desenvolvido com base na perspectiva biopsicossocial e na abordagem multidisciplinar do comportamento suicida. [...] Espera-se referenciar cientificamente os trabalhadores escolares em sua atuação, ampliar e aprimorar as iniciativas de promoção da saúde mental e prevenção do suicídio no contexto educacional, e inspirar pesquisas brasileiras neste âmbito.
Palavras-chave: Produto educacional; Prevenção do suicídio; Educação profissional e tecnológica; Saúde mental na escola.
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