Sobre o centenário de Zygmunt Janiszewski (1888-1920): os ideais da prática matemática e a constituição da teoria do continuum
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.18.339Resumo
Este artigo mostra a importância de aplicar uma certa abordagem da história e da filosofia da prática matemática ao estudo da contribuição de Zygmunt Janiszewski para os fundamentos topológicos da Teoria do continuum. Na primeira parte, é apresentada uma biografia de Janiszewski. Ela enfatiza seu papel como um dos fundadores da Escola de Matemática da Polônia, e as facetas sociais, políticas e militares nas quais seu caráter intelectual foi revelado, assim como os valores que guiaram sua vida acadêmica e científica. A visão de Kitcher sobre a prática matemática é então adotada para examinar as concepções filosóficas e o estilo epistemológico de Janiszewski em relação à construção do sistema axiomático formal de conhecimento sobre o contínuo. Finalmente, mostra-se a conveniência de diferenciar na abordagem de Kitcher, os métodos, procedimentos, técnicas e estratégias da prática, e os valores estéticos da matemática.
Palavras-chave: Zygmunt Janiszewski; Teoria do Continuum; Filosofia da prática matemática; Escola de Matemática da Polônia.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.