Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo
Resumo
Resumo: Esta pesquisa buscou obter as representações de uma amostra de professores de Física efetivos na educação pública do estado de São Paulo, com relação ao processo de implantação e utilização dos Cadernos do Professor e do Aluno, os quais se constituíram no instrumento de implantação real do currículo oficial de Física para o estado de SP, a partir do ano de 2008. Fizemos uso de noções de Análise de Discurso na linha francesa como suporte teórico para analisar alguns dos documentos oficiais e as entrevistas realizadas com os professores. Identificamos a existência de contradições entre o discurso oficial da Secretaria da Educação e o dos professores da amostra entrevistada. Os entrevistados alegam que não foram consultados na elaboração dos Cadernos, não foram preparados para utilizá-los, identificam pontos de imprecisão nos materiais avaliados, a falta de retorno sobre as críticas e se sentem desprestigiados pela forma como são habitualmente tratados.
Palavras-chave
Teacher representations about physics curriculum and student’s and teacher’s notebooks of São Paulo state
Abstract: This research aimed to raise the representations of in-service High School Physics teachers, of São Paulo State (Brazil), about the implementation of the Teachers’ and Students’ Notebooks, which turned to be the official physics curriculum, from the year 2008. We made use of notions of the French Discourse Analysis as theoretical referential to analyze interviews made with teachers. The study allowed identifying some contradictions between the official discourse and teachers’ discourses. Teachers claim they did not participate in the preparation of these notebooks, were not prepared to use them, and identified several mistakes in the notebooks evaluated, with no return about their criticism. They feel to be discredited taking into consideration the form they are treated.
Keywords: Physics Teaching; Courseware; Discourse Analysis.
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