FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
Abstract
Inicialmente a proposta deste texto era apresentar alguns resumos de teses e dissertações defendidas, como propõe o regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa. Todavia, quando nos propusemos a levantar o grupos de pesquisas que tratam da temática formação de professores para escolha dos trabalhos, percebemos os intrincados caminhos que se descortinavam devido ao elevado número de grupos de pesquisa no território nacional que discutem o tema. Sendo assim, optamos por levantarmos e apresentarmos os grupos e linhas de pesquisa existentes no Brasil, e o viés teórico apresentado pelos mesmos. O levantamento foi feito a partir da Plataforma Lattes e dos Diretórios de Pesquisa na base corrente. Usamos como descritores a palavra formação de professores e depois afunilamos para as linhas de pesquisa com o fito de levantarmos as palavras-chave do grupo. A descrição do(s) objetivo(s) do grupo, também serviu de referencial para pontuarmos o viés teórico. Após o mapeamento observamos que as preocupações dos grupos giravam em torno de quatro grandes categorias, assim classificadas: novas tecnologias, políticas públicas, saberes docentes e prática profissional e multiculturalismo. Contudo, o que seria de início um levantamento sobre os grupos de pesquisa, nos relevou uma pergunta: O que isto, formação de professores?
Palavras-chave – Formação de Professores, Gruspos de Pesquisa e Linhas de Pesquisa.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.