A pesquisa qualitativa e as questões éticas

Authors

  • Angela Ales Bello Pontificia Università Lateranense di Roma

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.504

Abstract

Neste artigo trato de questões da lógica da pesquisa e as articulo com a formação de membros de comissões éticas que, no Brasil, estão em sintonia com a Plataforma Brasil. Essa Plataforma tem por finalidade a avaliação dos projetos de pesquisa para garantir a aceitabilidade dos mesmos em termos científicos, filosóficos e éticos. Destaco que em termos científicos é necessária a discussão sobre a importância, de modo particular, da pesquisa qualitativa para as ciências humanas e para as da saúde; em termos filosóficos tornam-se relevantes reflexões a respeito da lógica da pesquisa qualitativa e da antropologia filosófica. Por isso me concentrei no papel da ética e para entendê-lo voltei à filosofia fenomenológica de Edmund Husserl, que nos permite examinar o ser humano em si mesmo e em relação aos outros e, junto com Hedwig Conrad -Martius, fornece-nos os critérios de uma pesquisa qualitativa. Aponto pectos filosóficos e éticos que me parecem fundamentais para a formação humana em geral e em específico para os intelectuais que assumem posições de responsabilidade nos confrontos da comunidade universitária e enfatizo que a sua atitude repercute sobre a população toda.

Palavras-chave: Plataforma Brasil; Ética; Conhecimento científico; Pesquisa qualitativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

HUSSERL, E. Idee per una fenomenologia pura e una filosofia fenomenologica. Tr. it a cura di Vincenzo Costa. Einaudi: Torino 2002.

STEIN, E. La struttura della persona umana. Corso di antropologia filosofica. Tr. it. di M.D’Ambra, Revisione di A. M. Pezzella e M. Paolinelli, a cura di Angela Ales Bello e Marco Paolinelli. Città Nuova: Edizioni OCD Roma, 2013.

HUSSERL, E. La crisi delle scienze europee e la fenomenologia trascendentale. Tr.it. di E, Fillipini, Il, Saggiatore. Milano: [s.n.], 1987.

CONRAD- MARTIUS, H. Der Selbstaufbau der Natura. Entelechien und Energien. München: Kösel – Verlag, 1961.

STEIN, E. Gli intellettuali. Tr. it. di A. Togni. Introduzione di A. Ales Bello. Roma: Castelvecchi, 2015.

Published

2021-12-31

How to Cite

Ales Bello, A. . (2021). A pesquisa qualitativa e as questões éticas. Qualitative Research Journal , 9(22), 511–520. https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.504