A análise textual discursiva como uma bússola praxiológica à perspectiva freireana de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.373

Resumo

Alguns estudos têm discutido contribuições da Análise Textual Discursiva (ATD) no desenvolvimento de pesquisas baseadas na perspectiva freireana. Todavia, há de se evidenciar aspectos teórico-metodológicos da ATD que se aproximam da abordagem freireana, tendo em vista as articulações já realizadas com a Investigação Temática. Assim, busca-se investigar aproximações e complementaridades da realização da ATD na Investigação Temática - processo de obtenção de Temas Geradores -, tomando como ponto de partida os pressupostos freireanos de educação e a análise do Projeto Inter, desenvolvido durante o Movimento de Reorientação Curricular de São Paulo. As diferentes releituras da Investigação Temática e suas relações com a ATD permitiram caracterizar os potenciais metodológico, hermenêutico e dialético. Esses potenciais se expressam sobre a abertura da ATD à realização da práxis, fato que justifica sua utilização nos trabalhos de cunho freireano, bem como a configura como uma bússola praxiológica, que pode orientar/operacionalizar a busca pela transformação da realidade.

Palavras-chave: Paulo Freire; Investigação Temática; Metodologia de Análise.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Lemos Milli, J. C., Solino, A. P., & Tormöhlen Gehlen, S. . (2020). A análise textual discursiva como uma bússola praxiológica à perspectiva freireana de educação. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 739–767. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.373