Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares

Authors

  • Nara Vilma Lima Pinheiro Universidade Federal de São Paulo
  • Wagner Rodrigues Valente UNIFESP Campus Guarulhos

Abstract

Resumo: O texto analisa as pesquisas de Carleton Washburne sobre o ensino de aritmética para os primeiros anos escolares. Pesquisador nascido nos EUA, Washburne constituiu-se como uma das referências internacionais para a resolução do problema colocado desde o início do século XX sobre a eficiência e o rendimento escolar. Seus trabalhos circularam também pelo Brasil orientando estudos de personagens como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, dentre outros. Washburne erigiu-se como um dos primeiros experts do ensino de matemática para os primeiros anos escolares. Como resultado das análises, o texto revela a lógica dos procedimentos utilizados nas primeiras décadas do século XX para a construção do que ficou conhecido como “escola sob medida” no que toca o ensino de matemática.

Palavras-chave: Carleton Washburne; Aritmética; Lourenço Filho; Educação Matemática.

 

Carleton Washburne and the research of the arithmetics in primary school

Abstract: The paper analyzes the research Carleton Washburne on arithmetic education for early school years. Researcher born in the US, Washburne was established as one of the international references for solving the problem posed since the beginning of the twentieth century on the efficiency and school performance. His works circulated in Brazil guiding the studies of Anísio Teixeira and Lourenço Filho, among others. Washburne was erected as one of the first experts math education for early school years. As a result of the analysis, the text reveals the logic of the procedures used in the first decades of the twentieth century for the construction of what became known as "tailor-made school" to the teaching of mathematics.

Keywords: Carleton Washburne; Arithmetica; Lourenço Filho; Mathematics Education.

 

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Published

2016-11-14

How to Cite

Pinheiro, N. V. L., & Valente, W. R. (2016). Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares. Qualitative Research Journal , 4(4), 88–105. Retrieved from https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/33