A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.316Abstract
Resumo: Este artigo objtivou cartografar encontros os corpos, as danças e a Educação Física culturalmente orientada, a partir dos pressupostos da esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1996), como pesquisa intervenção. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2009, 2013, 2018). Cartografar, procedimento, objetivo e texto da pesquisa, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer materialidades, inventar conceitos e produzir línguas nos encontros com o curículo culturalmente orientado de Educação Física.
Palavras-chave: Esquizoanálise; Intervenção; Experiência; Escola.
Research intervention with the cultural physical education curriculum, its bodies and their dances: three cartographic exercises
Abstract: This article aimed to map encounters with bodies, dances and culturally oriented Physical Education, based on the assumptions of schizoanalysis (DELEUZE; GUATTARI, 1996), as intervention research. For this purpose, we carried out three cartographic exercises as meetings / processes for triggering: a text; fifteen experience reports; and didactic actions. In the latter, however, we also operate with the “word” experience, as proposed by Larrosa, (2009, 2013, 2018). Mapping, procedure, objective and text of the research, presented itself as an “attitude” that made us go through materialities, invent concepts and produce languages in the meetings with the culturally oriented Curriculum of Physical Education.
Keywords: Schizoanalysis; Intervention; Experience; School.
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