Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele

Authors

  • Emannuella Araújo de Oliveira
  • Lenilda Austrilino Universidade federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.261

Abstract

Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar potencialidades de um método inovador de ensino, para prática de sutura de pele, usando materiais orgânicos e sintéticos. Trata-se de um estudo de caso com discentes de medicina, participantes de oficina realizada aplicando técnicas básicas de sutura de pele, com treinamento simulado em três consistências de tecidos. Os dados coletados com questionários e observações avaliando desempenho discente e efetividade do método. As suturas realizadas em EVA, berinjela e língua de boi utilizando ponto simples, simples invertido, Donatti, U horizontal, sutura contínua e intradérmica, compuseram seis estações de avaliação. Após a prática na bancada, os discentes vivenciaram situação real em ambiente ambulatorial. Os discentes foram avaliados com conceitos bom e regular, inclusive na prática ambulatorial, mostra que o método de sutura em consistências diferentes favorece a aprendizagem. A estratégia utilizando material com diversas texturas mostrou-se efetivo para desenvolver habilidades e aquisição de competências para prática de sutura de pele. A oficina despertou interesse para especialidade cirúrgica.

Palavras-chave: Educação Médica; Materiais de Ensino; Modelos Educacionais; Cirurgia Técnicas de Sutura; Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais.

 

Innovative teaching model for the practice of skin suturing

Abstract: The objective shows the potentialities of a bench model using organic and synthetic materials, designed to development and skill acquisition in skin suturing. Method: Case study with students of the medical school. A workshop was held to practice skin sutures, providing basic suture techniques with simulated training in three tissue consistencies. Data were collected from the application of questionnaires and observation. After practicing in this bench model, the students had the opportunity to experience real situation in an outpatient setting. Results: On the workbench the sutures were made in the following materials EVA, eggplant and ox tongue, using simple point, simple inverted, Donatti, U horizontal, continuous and intradermal suture. The results show that practice in different consistencies favors learning. Conclusion: The teaching strategy proved effective for the development of skills and acquisition of skills necessary for the practice of skin suture. The workshop aroused interest for the surgical specialty.

Keywords: Medical Education; Surgery; Suturing Techniques; Outpatient Surgical; Educational Model.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Lenilda Austrilino, Universidade federal de Alagoas

Professora do Programa de Pós-graduação Mestrado profissional Ensino em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

References

ALBUQUERQUE, G. et al. M. Monitoria de técnica operatória e cirurgia experimental e sua relevância na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 4, p. 564-569, 2012.

AUSUBEL, D. P. Educational Psychology: a Cognitive View. 1. ed. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacional para Área da Saúde. Brasília, 2014

CHAMBERS, D. Competency-based dental education in context. European Journal of Dental Education, EUA, v. 2, n. 1, p. 8-13, jan. 1998.

DENADAI, R.; SOUTO, L. Organic bench model to complement the teaching and learning on basic surgical skills. Acta Cirúrgica Brasileira, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 88-94, jan. 2012.

DENADAI, R. et al. Low fidelity bench models for basic surgical skills training during undergraduate medical education. Rev. Col. Bras. Cir. Dr. Mario Gatti County Hospital Postgraduation Program in General Surgery, São Paulo. v. 41, n. 3, p. 137-145, may. 2014.

DEUS, A.; CUNHA, D.; MACIEL, E. Estudo de caso na pesquisa qualitativa em educação: uma metodologia. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO, 6., 2010, São Paulo. Atas… São Paulo: UNESP, 2010. p. 5129.

DREVEN, V. A. et al. Will SCOBY do? An alternative for teaching basic surgical skills of suturing and skin excision, Journal of Surgical Simulation, Washington, v. 5, n. 99, p. 99–104, jan. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1102/2051-7726.2018.0012. Acesso em: 04 fev. 2018.

FITTS, P. M.; POSNER, M. I. The Cognitive Stage of Learning. In: EDWARDS, W. H. Motor Learning and control: from Theory to Practice. Taiwan: Cenage Learning, 2010.

FRANCO, D. et al. Uso de língua bovina na prática de técnicas de sutura. Rev. Col. Bras. Cir. Rio de Janeiro, v. 35, n. 6, p. 442-444, nov./dec. 2008.

HAUSER, A.; BOWEN, D. Primer on preclinical instruction and evaluation. Journal of dental education, Washington, v. 73, n. 3, p. 390-398, may. 2009.

KHAN, M. et al. Assessing Surgical Skill Using Bench Station Models. Plastic and Reconstructive Surgery, v. 120, n. 3, p. 793-800, out. 2007.

LÜDKE, M. Educação e pesquisa qualitativa no Brasil. In: SOUZA, D. N.; COSTA, A. P.; SOUZA, F. N. Investigação Qualitativa: inovação, dilemas e desafios. 1. ed. Porto: Ludomedia, 2016. p. 77- 104.

MARCONDES, C., PESSOA, S., & et al. Sistematização do treinamento teórico e prático de técnicas em suturas para acadêmicos de medicina da disciplina de cirurgia plástica da Universidade Federal do Ceará – UFC. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 289-293, 2014.

MINAYO, M. C. de S.; COSTA, A. P. Técnicas que Fazem Uso da Palavra, do Olhar e da Empatia: Pesquisa Qualitativa em Ação. 1. ed. Portugal: Ludomedia, 2019.

OLIVEIRA, E. A.; AUSTRILINO, L. Estratégia de ensino para a prática de suturas de pele. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 7., 2018, Fortaleza. Atas... Portugal: Ludomedia, 2018. p. 570-577.

PURIM, K. S. M. Oficina de cirurgia cutânea. Rev. Col. Bras. Cir, [S.I.], v. 37, n. 4, p. 303-305, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. Alagoas: EDUFAL, 2010

VENTURA, M. M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Rev. SOCERJ., Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set./out. 2007.

YIN, R. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Published

2019-07-31

How to Cite

Oliveira, E. A. de, & Austrilino, L. (2019). Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele. Qualitative Research Journal , 7(14), 282–294. https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.261