O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA
Abstract
Na sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muito deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação.
Palavras-chave: formadores de professores; interaccionismo simbólico; pesquisa sobre a prática; educação.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.