Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação

Autores

  • Francisca Bertilia Chaves Costa Universidade de Fortaleza
  • Luiza Valeska de Mesquita Martins Universidade de Fortaleza
  • July Grassiely de Oliveira Branco Universidade de Fortaleza
  • Patrícia Passos Sampaio Universidade de Fortaleza
  • Ana Maria Fontenelle Catrib Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.272

Resumo

Resumo: Objetivou-se identificar o significado de ser docente na educação a distância na perspectiva de professores, bem como identificar as estratégias de fortalecimento para a sua atuação. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de 11 entrevistas com docentes, com um ano de experiência nessa modalidade de ensino, de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza/Ceará em 2017. As entrevistas foram gravadas e transcritas, logo após foram ponderadas por meio da análise de conteúdo, mediante Parecer de aprovação do Comitê de Ética nº 1.795.390. Os resultados foram analisados a partir de duas categorias temáticas: 1) O significado de ser docente na EaD; e 2) Estratégias de fortalecimento do ensino na educação a distância. Diante da diversidade de possibilidades oriundas das tecnologias em que a sociedade contemporânea se encontra imersa, ressalta-se a necessidade de os educadores ressignificarem sua prática docente para a inserção dessas em seu contexto educacional.

Palavras-chave: Educação a Distância; Docentes; Tecnologia.

 

Distance education: the meaning of teaching and the strategies for strengthening its performance

Abstract: The objective was to identify the meaning of being a teacher in distance education from the perspective of teachers, as well as to identify the strategies for strengthening their performance. This is a descriptive research, with a qualitative approach was conducted from 11 interviews with teachers, with one year of experience in this type of teaching, from a Higher Education Institution of the city of Fortaleza / Ceará in 2017. The interviews were recorded and transcribed. afterwards, they were weighted through content analysis, upon approval of Ethics Committee no. 1,795.390. The results were analyzed from two thematic categories: 1) The meaning of being a teacher in EaD; and 2) Strategies for strengthening teaching in distance education. We can claim that, given the diversity of possibilities resulting from the technologies in which contemporary society is submerged, we should highlight the need for educators to reframe their teaching practice for introducing these technologies in their educational context.

Keywords: Education Distance; Faculty; Technology.

 

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Biografia do Autor

Francisca Bertilia Chaves Costa, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza. Bolsista FUNCAP.

Luiza Valeska de Mesquita Martins, Universidade de Fortaleza

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza.

July Grassiely de Oliveira Branco, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza. Bolsista FUNCAP.

Patrícia Passos Sampaio, Universidade de Fortaleza

Psicóloga. Doutora em Saúde Coletiva pela AMPLA ASSOCIAÇÃO UFC-UECE-UNIFOR. Professor adjunto da Universidade de Fortaleza.

Ana Maria Fontenelle Catrib, Universidade de Fortaleza

Pedagoga. Pós-doutorado em Medicina Comunitária pela Universidade do Porto-UP. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e coordenadora do Observatório de Avaliação da Universidade de Fortaleza.

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

Costa, F. B. C., Martins, L. V. de M., Branco, J. G. de O., Sampaio, P. P., & Catrib, A. M. F. (2019). Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação. Revista Pesquisa Qualitativa, 7(14), 312–325. https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.272