A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268

Abstract

Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece que é possível por meio de um processo reflexivo, o cuidado integral e humanizado. O objetivo deste estudo foi analisar como uma estratégia de EPS mobilizou a prática da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar. Estudo qualitativo, composto por três etapas: dois grupos focais, realizados de forma prévia e posterior à intervenção subsidiada pelo Planejamento Estratégico Situacional. Utilizou-se como referencial metodológico, o Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados verificou-se ganho de conhecimentos, novas habilidades e atitudes exploradas a partir da subjetividade dos encontros. Mudanças aconteceram com relação à identificação da potencialidade da EPS, seus alcances e efetividade como ferramenta de gestão e de construção de uma práxis. A organização desta proposta pode ser motivadora para a realização de EPS em outros espaços, por permitir a grupalidade e a cogestão de processos de trabalho.

Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Integralidade em saúde; Capacitação em Serviço; Planejamento em Saúde.

 

Permanent education and the health practices: perceptions of the multiprofessional-team

Abstract: The Permanent Education in Health (PEH) recognizes that it is possible through a reflexive process, the integral and humanized care. The objective of this study was to analyze how a strategy of PEH mobilized the practice of the multiprofessional team in a hospital unit. Qualitative study, composed of three stages: two focus groups, carried out before and after the intervention subsidized by the Strategic Situational Planning. The Collective Subject Discourse was used as methodological reference. In the results it was verified gain of knowledge, new abilities and attitudes explored from the subjectivity of the meetings. Changes occurred in relation to the identification of the potentiality of EPS, its scope and effectiveness as a tool for management and construction of a praxis. The organization of this proposal can be motivating for the execution of EPS in other spaces, because it allows grouping and co-management of work processes.

Keywords: Permanent Education in Health; Integrality in health; Training in Service; Health Planning.

 

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Author Biographies

Márcia Parente Silva Lamante, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira. Mestre em Ensino em Saúde. Famema.

Mara Quaglio Chirelli, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira. Docente na Faculdade de Medicina de Marília. Doutora em Enfermagem pela EERP-USP

Danielle Abdel Massih Pio, Faculdade de Medicina de Marília

Assistente de Ensino na Faculdade de Medicina de Marília. Doutora em Saúde Coletiva, Unesp, Botucatu.

Silvia Franco da Rocha Tonhom, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira. Docente na Faculdade de Medicina de Marília. Doutora em Educação pela Unicamp.

Maria Cristina Martinez Capel, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira. Docente na Faculdade de Medicina de Marília. Doutora em Enfermagem Fundamental pela USP

Maria Elizabeth da Silva Hernandes Corrêa, Hospital Beneficente Unimar

Médica. Diretoria de Ensino e Pesquisa ABHU. Doutora em Saúde Pública pela USP

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Published

2019-07-31

How to Cite

Lamante, M. P. S., Chirelli, M. Q., Pio, D. A. M., Tonhom, S. F. da R., Capel, M. C. M., & Corrêa, M. E. da S. H. (2019). A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional. Qualitative Research Journal , 7(14), 230–244. https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268