Pesquisa qualitativa de base fenomenológica e a análise da estrutura do fenômeno situado: algumas contribuições
Abstract
Resumo: A modalidade de pesquisa qualitativa de base fenomenológica é uma proposição metodológica definida nas Ciências Humanas como possibilidade de estudos em diversas áreas do conhecimento científico. O objetivo do artigo é apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos da Pesquisa Qualitativa Fenomenológica e a análise da estrutura do fenômeno situado. Em especial nas dimensões propositivas dos autores Joel Martins e Maria Aparecida Bicudo. A estrutura do artigo traz aspectos conceituais do posicionamento fenomenológico e os passos a serem seguidos por pesquisadores que escolham esta modalidade de pesquisa.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Fenomenologia; Metodologia.
Qualitative research of phenomenological basis and the analysis of the structure of the situated phenomenon: some contributions
Abstract: The modality of qualitative research based on phenomenology is a methodological proposition defined in the Human Sciences as a possibility of studies in several areas of scientific knowledge. The objective of this paper is to present the theoretical and methodological foundations of the Qualitative Phenomenological Research and the analysis of the situated phenomenon. Especially in the propositional dimensions of the authors Joel Martins and Maria AparecidaBicudo. The structure of the article brings conceptual aspects of the phenomenological positioning and the steps to be followed by researchers who choose this modality of research.
Keywords: Qualitative research; Phenomenology; Methodology.
Downloads
Metrics
References
BICUDO, M. A. V. Prefácio. In: MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. (Org.). Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. 1. ed. São Paulo: Moraes, 1983.
CORREIA, C. C. B. O trabalho do professor leigo na região semi-árida do Piaui. 1989. Dissertação de Mestrado em Educação – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas-SP, 1989.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. 1. ed. São Paulo: Moraes, 1983.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em Psicologia. Fundamentos e recursos básicos. 1. ed São Paulo: Editora Moraes, 1989.
SAVIANI, D. O protagonismo do professor Joel Martins na pós-graduação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 30, p. 21-35, dez. 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.