A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: algumas considerações

Autores

  • Rosana Franzen Leite Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Resumo

Resumo: O texto pretendia discutir ─ e tem a pretensão de tê-lo conseguido ─ alguns aspectos da Análise de Conteúdo como pressuposto metodológico nas pesquisas de cunho qualitativo. Para isso foi apresentada uma descrição do tema, suas características, sua relação com as ideias da pesquisa qualitativa, bem como os aspectos que caracterizam a função do pesquisador que dela faz uso. Após isso, o assunto foi complementado com a discussão de um exemplo, focalizando, principalmente, o papel do analista do processo. Nessa focalização, o que se objetivou não foi uma avaliação da utilização da Análise de Conteúdo, mas, diferentemente, uma reflexão sobre a potencialidade dessa metodologia no âmbito da pesquisa qualitativa.

Palavras-chave: Metodologia; Texto; Laurence Bardin.

 

The content analysis perspective in qualitative research: some considerations

Abstract: This paper intended to discuss – and hopefully accomplished this goal – some aspects of the Content Analysis as a methodological assumption for qualitative research. Looking toward this, an object description was presented, pointing characteristics and it´s relation with the qualitative research ideas, as well the aspects that identify the functions of the researcher who uses it. Then an example was exposed to complement the object, focusing mostly, at the process analyst role. In this focusing, the target was not to evaluate the utilization of the Content Analysis, but, otherwise, a reflection about this methodology potentials in the scope of qualitative research. 

Keywords: Methodology; Text; Laurence Bardin.

 

Biografia do Autor

Rosana Franzen Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Curso de Química-Licenciatura, Centro de Engenharias e Ciências Exatas - CECE; Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM, Mestrado e Doutorado, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. 2 ed. São Paulo: Thomson, 2004.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

CÂMARA, R. H. Análise de Conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul./dez. 2013.

CAVALCANTE, R. B.; CALIXTO, P.; PINHEIRO, M. M. K. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2014.

LEITE, R. F. Concepções de professores de química do ensino médio sobre educação ambiental. 2009. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2009.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. 5 ed. São Paulo: EPU, 1986.

OLABUENAGA, J. I. R.; ISPIZÚA, M. A. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. 1. ed. Bilbao: Universidad de Deusto, 1989.

MORAES, R. Análise de Conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32. 1999.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de Conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 16, n. 2, p. 01-14, jan./jun. 2015.

THOMPSON, P. A voz do passado: História Oral. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Publicado

2017-12-01