A rede social no enfrentamento da violência nas escolas de ensino médio

Autores

  • Michelly Rodrigues Esteves
  • Maria das Graças Carvalho Ferriani
  • Maria Aparecida Beserra
  • Diene Monique Carlos
  • Andressa Janerini Oliveira
  • Bárbara Cristina Rodarte

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as redes sociais em torno de escolas de ensino médio para o enfrentamento dos casos de violência nesses espaços. Estudo com abordagem qualitativa, realizado na cidade de Alfenas, Minas Gerais, Brasil, em seis escolas urbanas públicas de ensino médio, com nove supervisores pedagógicos. Dados coletados por meio do Mapa Mínimo da Rede Social Institucional associado à entrevista semiestruturada. Os setores de apoio apontados nos mapas foram: Conselho Tutelar, Promotoria Pública, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal, e universidades. A existência de vínculos reduzidos e a fragilidade significativa entre eles ressalta a necessidade de fortalecimento das redes sociais ao redor das instituições escolares.

Palavras-chave: Rede Social; Violência Escolar; Adolescente; Saúde.

 

The social network in the fight against the violence in high schools

Abstract: This study aimed to identify and analyze the social networks around high schools to face the cases of violence in these spaces. Qualitative approach, in the city of Alfenas, Minas Gerais, Brazil, in six urban public high schools, with nine educational supervisors. Data collected by means of Minimal Map of Corporate Social Network associated with semi-structured interviews. Guardianship Council, Prosecutor, Municipal Guard, City Hall and universities were the supporting sectors shown in the Maps. The reduced bonds and the significant weakness of existing ones highlights the need for strengthening social networks around high schools.

Keywords: Social Network; School Violence; Adolescent; Health.

 

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Referências

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

Esteves, M. R., Ferriani, M. das G. C., Beserra, M. A., Carlos, D. M., Oliveira, A. J., & Rodarte, B. C. (2017). A rede social no enfrentamento da violência nas escolas de ensino médio. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(7), 66–81. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/78

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