A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana

Autores

  • Wanhinna Regina Soares da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Pará
  • Douglas Pereira de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
  • Sebastião Rodrigues-Moura Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.256

Resumo

Resumo: Nesta pesquisa, ancoramos a nossa investigação em analisar os elementos didáticos da ação docente de um professor enfermeiro da educação profissional por meio da abordagem Problem Based Learning (PBL) no ensino de anatomia humana. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho autobiográfico, em que nos apropriamos da Análise Textual Discursiva (ATD) como técnica de análise para a argumentação dos registros extraídos de um diário de docência; material empírico do qual emergiram resultados relacionados a (i) elementos da prática docente reflexiva, (ii) apreensão dos conhecimentos técnico-científicos dos estudantes, e (iii) potencialidades do uso da PBL na mediação pedagógica em saúde. Infere-se que o processo pode oportunizar a capacidade de integrar a realidade do estudante à educação profissional, bem como delinear contribuições para a educação em saúde, a fim de fortalecer a construção do conhecimento científico a profissionais de forma integral e humanizada.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Problem Based Learning; Anatomia.

 

PBL (Problem Based Learning) approach in a nursing technical course: autobiographical elements of teaching practice in human anatomy

Abstract: In this research, we anchor our research in analyzing the didactic elements of the teaching action of a nurse teacher of professional education through the Problem Based Learning (PBL) approach in teaching human anatomy. This is a qualitative approach study, with autobiographical nature, in which we appropriate Discursive Textual Analysis (DTA) as an analysis technique for the argumentation of the records extracted from a teaching diary; empirical material from which emerged results related to (i) elements of reflective teaching practice, (ii) apprehension of students' technical-scientific knowledge, and (iii) potentialities of the use of PBL in health pedagogical mediation. It is inferred that the process can provide the ability to integrate student reality into professional education, as well as delineate contributions to health education, in order to strengthen the construction of scientific knowledge to professionals in an integral and humanized way.

Keywords: Health Education; Problem Based Learning; Anatomy.

 

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Biografia do Autor

Wanhinna Regina Soares da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Pará

Graduação em Enfermagem(UEPA), Mestranda em Saúde Pública (FSP-USP),Especialista em Saúde do Trabalhador(IESC), Especialista em Educação profissional, cientifica e tecnológica (IFPA). Atuante nas Área da Saúde Pública e Educação profissional em Saúde.

Douglas Pereira de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Mestre em Energia pelo PPG-ENE/UFABC (2018), Especialista em Docência do Ensino Superior pela FESAR (2015), graduação em Enfermagem pela UEPA (2016), possui também graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Física pela UEPA (2011). Atualmente pesquiso os Impactos na Saúde Pública frente a construção de hidrelétricas e projetos de mineração na Amazônia, com experiência em Avaliação de Impactos à Saúde (AIS) de Projetos de Grande Escala; Execução de projetos sustentáveis; Ensino, Educação e Saúde; Direitos Humanos e Saúde. Também colaboro como pesquisador no Laboratório de Justiça Territorial (Labjuta/UFABC) e no Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisa Social (GEPES) na elaboração de estratégias para promoção da saúde de pessoas em situação de risco/vulnerabilidade.

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Pará

Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Campus Parauapebas). Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atua na na área de docência em Física e Ciências. Licenciado Pleno em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2010). Tem experiência em educação em ciências, com ênfase na linha de Ensino de Física Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: design e validação de sequências didáticas baseadas no método DBR-TLS, ensino de física através de temas contemporâneos, abordagem CTS/CTSA e fundamentos e metodologias para o ensino de ciências.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Silva, W. R. S. da, Souza, D. P. de, & Rodrigues-Moura, S. (2019). A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana. Revista Pesquisa Qualitativa, 7(15), 428–452. https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.256

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa