A mise-en-scène do “comer em évora”: narrativa, visualidade e storytelling em torno do consumo enogastronómico

Rosalina Pisco Costa

Resumo


Resumo: Analisam-se neste texto as estratégias discursivas mobilizadas para a (re)construção social de lugares e identidades tendo em vista os fins da promoção e consumo turístico enogastronómico. Foi elaborada uma análise qualitativa de conteúdo de base indutiva, alinhada com os pressupostos da grounded-theory e inspirada pelos princípios da análise de narrativas visuais e storytelling à obra Comer em Évora: os restaurantes e as suas receitas, do fotógrafo português J. H. Coelho (2014). A ênfase na história, tradição, autenticidade e personalização, seja pela via familiar, seja pela figura do chef e cozinha de autor, são as estratégias discursivas que ora reforçam o estereótipo cultural da tradicional cozinha alentejana; ora afirmam uma cozinha diferente, criativa, inovadora e exótica.

Palavras-chave: Consumo; Escrita Enogastronómica; Estudos de Turismo; Métodos Visuais; Turismo Enogastronómico.

 

The mise-en-scène of “eating in évora”: narrative, visuality and storytelling on food and wine consumption

Abstract: This text analyses the discursive strategies used in the social (re)construction of places and identities aiming the promotion and consumption, from a food and wine tourism perspective. Empirically, it draws on a qualitative analysis, carried out from an inductive perspective, in line with the assumptions of grounded-theory and inspired by visual and storytelling narratives over the book “Comer em Évora: the restaurants and its recipes”, authored by the Portuguese photographer J. H. Coelho (2014). The emphasis on history, tradition, authenticity and personalization, either by the family life or the figure of the chef and author cuisine, constitute the discursive strategies used to reinforce both the cultural stereotype on the traditional Alentejo cuisine and a different, creative, innovative and exotic cuisine.

Keywords: Consumption; Food Writing; Tourism Studies, Visual Methods; Food and Wine Tourism.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.171

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O desenho do cabeçalho e da capa da Revista Pesquisa Qualitativa é de Carmem Aranha. Ele foi feito na praça São Benedito, diante de um arbusto cujo tronco (e galhos) lembravam um ideograma chinês. (Árvore de Amparo - Desenho e grafite 6B, c 15x21 cm). Agradecemos à Carmem Aranha por ter cedido sua arte à Revista.

 

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