Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências

Autores

  • Eduarda Maria Schneider UTFPR
  • Rosangela Araujo Xavier Fujii Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Júlia Corazza Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa.

 

Quali-quantitative research: contributions to research in science teaching

Abstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.

Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology.

 

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Schneider, E. M., Fujii, R. A. X., & Corazza, M. J. (2017). Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(9), 569–584. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157