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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Política Editorial

A Revista Pesquisa Qualitativa é interdisciplinar e tem por objetivo publicar artigos que tematizem a pesquisa qualitativa ou se alinhem a ela em termos de concepção de pesquisa.

A missão da Revista Pesquisa Qualitativa é divulgar a investigação qualitativa efetuada nas áreas das ciências Exatas, da Saúde, Humanas e Educação, esclarecendo a própria pesquisa qualitativa, modalidades e suportes científico-filosóficos.

A Revista Pesquisa Qualitativa é um espaço onde são veiculados pesquisas e estudos que versam sobre investigação qualitativa efetuada nas áreas das ciências da Educação, Exatas, Humanas e da Saúde, segundo modalidades diversas dessa abordagem e suas possibilidades de trabalhar de diferentes modos, como hermenêutico, estrutural, etnográfico, histórico, simbólico e crítico.

 

INFORMAÇÕES SOBRE A REVISTA

 

1 A Revista Pesquisa Qualitativa é promovida pela Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos - SE&PQ.

 

2 As ideias constituintes dessa Revista e os modos de funcionamento estão organizados no “Regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa”, publicado no site da revista.

           

3 A revista publicará artigos sobre a própria pesquisa qualitativa, modalidades e suportes técnico-científico-filosófico-artístico; artigos sobre pesquisas realizadas; pesquisa qualitativa nas diferentes áreas do conhecimento; resenhas de obras de referência.

 

4 A revista é de publicação quadrimestral, com números preferencialmente lançados em abril, agosto e dezembro de cada ano, por meio digital, disponível no site da SE&PQ - www.sepq.org.br.

 

5 Os artigos podem ser publicados nas línguas portuguesa, espanhola, italiana, inglesa e francesa, com resumos e palavras-chave em Português e em Inglês.

 

6 O conteúdo da Revista Pesquisa Qualitativa é de caráter técnico-científico-filosófico-artístico.

 

7 A revista publica duas modalidades de artigos

a) de estudos, entendidos como ensaios ou textos que abordam assuntos de maneira descritiva e analítica, levantando polêmicas, questões, interrogando o existente e apresentando discussões que iluminam caminhos e contribuam com a compreensão do que está sendo enfocado; e

b) de pesquisa, entendida como investigação sobre um tema posto em destaque e que contemple, no texto escrito, os embasamentos dos procedimentos da pesquisa, a metodologia, a investigação efetuada, os resultados obtidos ou esclarecimentos do interrogado.

7.1 Além de artigos, publica

a) Resenhas ou resumos de dissertações, entendidas como sínteses descritivas de obras de referência, dissertações ou teses, indicando a sua relevância e pertinências ao escopo da revista;

 

8 Cada número da Revista é fruto de uma organização da Equipe Editorial, que pode ser articulada por assuntos, áreas, modalidades de pesquisas ou por outros aspectos considerados apropriados em relação com a variedade de artigos submetidos e aprovados.

 

9 A Revista Pesquisa Qualitativa poderá, eventualmente, editar Número Temático organizado por pesquisador, convidado pela Equipe Editorial, para esse fim, ou por proponente que apresentar um projeto prévio sobre o Número. Mais detalhes sobre a proposição de números temáticos, ver regimento da Revista.

 

10 O conteúdo publicado é de exclusiva responsabilidade do autor ou autores.

 

11 Sobre os trâmites de avaliação do projeto temático: O Projeto do Número Temático deve ser encaminhado à Equipe Editorial que avaliará a consonância do Projeto com a Política Editorial da Revista.

 

12 Os artigos encaminhados pelos autores proponentes, para os números regulares e para os números Temáticos serão enviados, sem nomear o autor, a dois consultores especialistas na área a que se refere o artigo para emitirem pareceres sobre sua relevância e qualidade. Em caso de dúvida, será buscado o parecer de mais um consultor.

 

 

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE A SUBMISSÃO E FORMATAÇÃO DO ARTIGO:

 

1          Submissão

O original devem ser submetido em uma “versão cega” por meio da Plataforma SEER https://ojs.netlink.com.br/index.php/rpq. Há cinco passos para a submissão de artigos: PASSO 1 – Início; PASSO 2 – Inclusão de Metadados; PASSO 3 – Transferência do Manuscrito; PASSO 4 – Transferência de Documentos Suplementares; PASSO 5 – Confirmação.

 

2        Formatação/composição do artigo

O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc ou docx) e atendendo às seguintes especificações de formatação e composição. Além disso, deve ser submetido no "arquivo template" disponível para download ao final dessas instruções.

 

2.1    Tamanhos dos textos a serem submetidos à revista.

 

2.1.1 Artigo

O texto do artigo devem ter entre 15 laudas, no mínimo, e 30 laudas, no máximo – layout da página: papel A4, margens superior e inferior: 2,5 cm; margens esquerda e direita: 3 cm.

 

2.1.2 Resenha

As resenhas deverão ter, no máximo 10 laudas, seguindo o mesmo layout de página do artigo

 

2.1.3 Resumos de dissertações e teses

 Os resumos de dissertações e teses deverão ter, no máximo, 04 laudas, seguindo o mesmo layout de página do artigo

 

 

O original submetido deve seguir a estrutura abaixo especificada, atendendo inclusive à ordem dessa apresentação:

 

2.2    Título

Fonte Times New Roman, tamanho 12, todo em letras maiúsculas e em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado.

 

2.3    Título em Língua Inglesa

Fonte Times New Roman, tamanho 12, todo em letras maiúsculas e em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado.

 

2.4    Nome(s) do(s) Autor(es)

Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhado à direita, não negritado. Caso tenha mais que um autor, os nomes precisam estar separados por uma linha. Inserir nota de rodapé, para cada autor, constando as seguintes informações sobre os autores: Titulação, nome da Instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação. Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado, país. E-mail.

 

2.5    Resumo

O resumo deve vir separado do nome dos autores por duas linhas. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo no máximo 150 palavras. A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, justificado. O resumo deve vir escrito logo depois da palavra Resumo.

 

2.6    Palavras-chave

Deverão ser usadas no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. Elas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado e devem ser separadas por ponto e vírgula

 

2.7    Abstract

O abstract do artigo deve ser elaborado em língua inglesa. Deve ser elaborado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo. A palavra Abstract deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, justificado. O abstract deve vir escrito logo depois da palavra Abstract.

 

2.8    Keywords

Deverão ser usadas no mínimo três e no máximo cinco keywords, conforme feito nas palavras-chaves. Elas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado e devem ser separadas por ponto e vírgula

 

2.9    Textos em língua estrangeira

Textos em espanhol, italiano, inglês ou francês devem trazer Resumo e Palavras-chave na própria língua que o artigo foi escrito, ou seja, em espanhol, italiano, inglês ou francês e uma versão desses mesmos tópicos em língua portuguesa e inglesa.

 

3          Detalhes sobre o corpo do texto

A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois de 0 pt., alinhamento justificado. O recuo de início de parágrafo deve ser de 1,25 cm para a primeira linha. Para o destaque de palavras/frases no decorrer do texto, utilizar o recurso itálico.

 

3.1    Indicativo de seção: De acordo com as normas da ABNT atual (NBR 6024:2003)

O indicativo de seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado apenas por um espaço. São empregados algarismos arábicos na numeração e deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinaria. (Ex: 1,   1.1, ...,   2,   2.1, ...)

Os títulos das seções (primária, secundária etc.) Devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento entre linha 1,5 cm, alinhamento à esquerda. Somente a inicial do subtítulo deve ser escrita em letra maiúscula. O espaço entre cada subtítulo e o corpo do texto deve ser de duas linhas

 

3.2 Citações: Devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 10520/2002)

Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

a)      As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço entre linhas simples e sem aspas, em fonte Times New Roman, tamanho 10.

b)     As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem ser contidas entre “aspas” duplas e incorporadas ao texto.

c)      Nas citações diretas, especificar no texto o ano de publicação e a(s) página(s) da fonte consultada. Estes dados devem ser colocados entre parênteses e separados por vírgula. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional, mas o ano de publicação da obra é obrigatório e deve estar entre parênteses.

 

3.2    Notas de Rodapé

Devem vir ao final da página, numeradas em sequência em algarismos arábicos, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

 

3.3    Ilustrações: Devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6022/2003)

Qualquer que seja o seu tipo (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, mapas, retratos e outros), sua identificação deve vir na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples. (somente a palavra designativa da ilustração e o número de ordem devem estar em negrito, e deverão ser separados do título/legenda da ilustração por “:” (dois pontos). Ex: Figura 1: Título/legenda da figura 1; Quadro 3: Título/legenda do quadro 3).

 

3.4    Tabelas: Devem ser seguidas as normas de apresentação tabular do IBGE (1993)

Tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central.

A identificação das tabelas deve vir na parte superior, precedida da palavra Tabela, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. O título da tabela deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12. (somente a palavra Tabela e o número de ordem devem estar em negrito e deverão ser separados do título da tabela por “:” (dois pontos). Ex: Tabela 1: Título da tabela 1). Indicar fontes citadas na construção da tabela e outras notas eventuais abaixo da tabela. Inserir o mais próximo possível do trecho a que se referem. O conteúdo da tabela, bem como as fontes e notas, devem ser escritas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples.

 

3.5    Referências: Devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

Devem ser alinhadas a esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e separadas entre si por espaço duplo. Utilizar o recurso negrito para destacar o elemento título de cada publicação referenciada.

 

Seguem, abaixo, exemplos-base:

 

LIVRO: Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.

 

  • SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, nome abreviado. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (série ou Coleção). Notas.

 

CAPÍTULO DE LIVRO: Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa do livro no todo. No final da referência deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada.

 

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome abreviado (Org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX–XX (página: inicial e final separadas por hífen).

 

ARTIGOS EM PERIÓDICOS: Os elementos essenciais são: autor(es), título do artigo, título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final.

 

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano.

TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS: Os elementos essenciais são: autor(es), título do trabalho apresentado, seguido da expressão In:, nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático etc.), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada.

 

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Título da publicação do evento... Cidade de publicação: editora, ano de publicação. p. XX–XX. Descrição física. Notas.

 

DISSERTAÇÕES, TESES:

 

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (X v. ou X f.). Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

 

HOMEPAGES:

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

 

TEMPLATE

Essas e outras informações sobre a formação dos trabalhos submetidos, podem ser encontradas no template, disponível na página da revista. Tal arquivo deve ser utilizado para a submissão dos trabalhos.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc ou docx)
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está com espaçamento 1,5 cm entre linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.