Construtivismo e Enativismo são duas filosofias de aprendizagem de matemática opostas?
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.18.338Resumo
Construtivismo e enativismo são filosofias opostas com referência ao ensino da matememática. O artigo explora as raízes do construtivismo cinestésico na fenomenologia de Husserl sobre o corpo-vivente. A seguir, o artigo descreve os principais pontos em que o enativismo difere explicitamente do construtivismo. Finalmente, o artigo lista os critérios para opor ou reunir enativismo e construtivismo; e argumenta que ambos visam diferentes resultados pedagógicos e têm diferentes funcões de ensino.
Palavras-chave: Construtivismo cinestésico; Enativismo; Husserl; Eu posso; Aprendizagem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2020-10-07
Como Citar
Simionescu-Panait, A. (2020). Construtivismo e Enativismo são duas filosofias de aprendizagem de matemática opostas?. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(18), 419–430. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.18.338
Edição
Seção
Estudos
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.