Chamada de artigos para a Edição Temática “Filosofia da Educação Matemática"
A Filosofia da Educação Matemática desenvolve seus estudos em diferentes perspectivas filosóficas e científico-teóricas. Seu modo de proceder é analítico-reflexivo, realizando sempre um movimento que toma como foco as atividades passíveis de serem realizadas no âmbito da Educação Matemática e enfatizando aspectos de ordem ontológica, epistemológica, ética e estética que estão presentes nas produções dessa área. Como defendem Paul Ernest e Maria Bicudo, a tarefa da Filosofia da Educação Matemática é analisar, questionar, esmiuçar a narrativa e criticar as afirmações da prática, da política e da pesquisa em Educação Matemática. Neste sentido, destaca-se a contribuição da Filosofia à metodologia da pesquisa e aos fundamentos teóricos desse campo de estudo, abrindo um espaço de interlocução e um convite ao debate que permita conhecer os modos pelos quais se faz e se compreende a pesquisa qualitativa em Filosofia da Educação Matemática.
Nesta chamada, convidamos os pesquisadores que queiram contribuir com esse movimento reflexivo a submeterem seus manuscritos à Revista Pesquisa Qualitativa (ISSN 2525 8222), que abre espaço para a publicação de uma edição temática em Filosofia da Educação Matemática. As editoras responsáveis são as pesquisadoras convidadas Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Rosa Monteiro Paulo e Marli Regina dos Santos. A Revista Pesquisa Qualitativa é uma publicação da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos e foi avaliada pela CAPES no quadriênio 2017-2020 como A1, sendo indexada na base Scopus.
Serão aceitos artigos inéditos redigidos em Português, Espanhol, Italiano, Inglês ou Francês que devem ser submetidos diretamente à plataforma da revista (https://editora.sepq.org.br/rpq/about/submissions) seguindo suas normas editoriais. Para esta edição, não serão aceitos relatos de experiência. Ao submeterem suas contribuições, é importante escolher a opção Edição Temática “Filosofia da Educação Matemática – 2025”. Os autores dos artigos aprovados serão convidados a apresentar, também, a versão em inglês de seu texto. Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor, contando com no máximo 4 autores por artigo.
Cronograma:
Fevereiro de 2025: abertura das submissões
30 de Abril de 2025: encerramento das submissões
Março a Julho de 2025: processo de avaliação por pares
Até 15 de agosto de 2025: recebimento das versões finais dos artigos aprovados.
Setembro/Outubro de 2025: publicação da edição temática.