Número temático 2025 - PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

2024-05-13

As pesquisas com narrativas (auto)biográficas, de natureza qualitativa, utilizadas nas ciências humanas e sociais, principalmente, permitem uma maior aproximação a aspetos da docência, na complexidade e riqueza dos seus percursos e vivências – pessoais, profissionais e formativos. Tratam-se, assim, de uma construção que integra eminentemente as dimensões subjetiva e intersubjetiva, uma vez que articulam perspetivas do sujeito, concepções e representações, e atribuem ao campo epistemológico a quem se integram características únicas. As narrativas (auto) biográficas revelam-se, desse modo, decisivas e potenciais num processo de investigação.

Este número temático visa reunir um conjunto de estudos que, pelas características específicas e singularidades, se inscreve, essencialmente, na abordagem qualitativa, com recurso às Narrativas (Auto) Biográficas, cujo interesse de investigação recaia sobre a Formação de Professores e a Docência, seus percursos e experiências. Como propósito transversal encontra-se o compromisso dos estudos que comporão este Número Temático que, por opção metodológica, por um lado, evidenciarão o valor inestimável da Abordagem Qualitativa na/para a Formação e a Docência, não exclusivamente para as ciências humanas e sociais, mas também para as demais ciências; e, por outro, dar a conhecer e compreender fenômenos da Formação e da Docência que, no essencial, não são facilmente mensuráveis. Por esta razão, este número temático traz para o debate PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA.

Trata-se de uma iniciativa assumida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e pelo Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bem como dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA) e Educação (UECE), que se enquadram no compromisso de fomentar estudos e divulgação de percursos e vivências que, independentemente dos espaços geográficos e temporais onde ocorram, poderão contribuir para a melhoria da qualidade da formação de professores e da Docência.

ORGANIZADORES:

Prof. Emerson Augusto de Medeiros – Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN e do Mestrado Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). E-mail: emerson.medeiros@ufersa.edu.br

Profa. Maria Marina Dias Cavalcante - Docente da Universidade Estadual do Ceará. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Prof. Osmar Hélio Araújo – Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV – Litoral Norte, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

E-mail: osmarhelio@hotmail.com

ATENÇÃO: (AUTORES)

Período de envio dos ARTIGOS COMPLETOS30/06/2024 a 31/01/2025.

 O dossiê temático será publicado em julho de 2025.

 As submissões deverão seguir as normas apresentadas nas Diretrizes para Autores que estão no site da  Revista Pesquisa Qualitativa

O acesso ao escopo da revista, bem como às normas de publicação, é encontrado em https://editora.sepq.org.br/rpq