Desenhos, vinhetas e diagramas: ouvindo as narrativas das crianças através da elucidação gráfica
Resumo
Resumo: Nas últimas décadas ocorreu uma transformação no modo de estudar a infância. De investigações ‘sobre’ crianças passou-se a investigações ‘com’ e ‘pelas’ crianças. Esta mudança comportou uma série de adaptações e inovações metodológicas, entre as quais se encontram a combinação de técnicas de elucidação com técnicas mais tradicionais, como focus groups ou entrevistas. Este artigo pretende contribuir para a reflexão acerca da implementação deste tipo de iniciativas metodológicas em investigação qualitativa, através de uma revisão da literatura recente sobre elucidação gráfica e da apresentação de uma investigação própria, na qual se incorporaram desenhos, vinhetas e diagramas, e se propõem reflexões sobre oportunidades e desafios que esta opção metodológica pode criar.
Palavras-chave: Elucidação gráfica; Desenho temático; Vinheta; Diagrama interativo; Crianças.
Drawings, vignettes and diagrams: listening to children’s narratives through graphic elicitation
Abstract: The way of studying childhood has evolved in the last decades. Most inquiries are no longer ‘about’ children but ‘with’ and ‘for’ children. This transformation has led to a series of methodological adaptations and innovations, among which we can find the combination of elicitation techniques and other, more traditional, techniques, such as focus groups or interviews. The aim of this article is to contribute to the reflection on the opportunities and challenges that these methodological initiatives can provide. Initially, a literature review on graphic elicitation techniques is presented. Subsequently, a personal research experience, in which drawings, vignettes and diagrams were incorporated, is displayed in order to illustrate some of the streghts and limitations found with regard to this methodological option.
Keywords: Graphic elicitation; Thematic drawing; Vignette; Interactive diagram; Children.
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