O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o metafenômeno como gênese

Autores

  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Claudomilson Fernandes Braga

Resumo

Resumo: Este artigo é fruto de investigações qualitativas em Ciências Sociais firmadas pela ideia de multimétodos e se propõe a apresentar os avanços de estudos anteriores dentro da triangulação da pesquisa qualitativa. Definindo o sujeito e o objeto, a identificação do fenômeno formará a triangulação na pesquisa, determinando três vértices e três níveis de exploração que levarão a resultados. Tais resultados poderão gerar outros três níveis de exploração, criando um processo de investigação que pode ter começo, meio e fim em si mesmo, ou iniciar novas pesquisas, em uma lógica randômica, de modo a permitir a identificação do metafenômeno. A partir desta noção, o pesquisador tem a possibilidade de detectar fenômenos que constituem o tripé sujeito, objeto e fenômeno.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Triangulação; Meta categoria; Metafenômeno.

 

The triangulation process of the research qualitative: meta phenomenon as genesis

Abstract: This article is the result of qualitative research on social sciences based on multimethod idea and aims to present the advances of previous studies in the triangulation of qualitative research. Defining the subject and the object, the identification of the phenomenon will form the triangulation research, determining three points and three levels of exploration that will lead to results. Such results may generate other three levels of exploitation, affording an investigation that may have a beginning, middle and end in itself, or be the starting point to new research in a random logic, in order to allow identification of the metaphenomenon. From this concept, the researcher is able to detect phenomena that constitute the subject tripod, object and phenomenon.

Keywords: Qualitative Research; Triangulation; Target category; Phenomenongoal.

 

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Biografia do Autor

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pós-Doutora (2014) e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003); Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1997); Graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). É Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação PPGCOM - Mestrado em Comunicação na linha de mídia e cidadania e Professora Adjunta IV da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG - Universidade Federal de Goiás, lecionando no Curso de Relações Públicas. Tem sólida experiência na área de Comunicação em funções Acadêmicas e Administrativas, com ênfase em Assessoria de Comunicação para instituições públicas e privadas. Profissional capacitada a exercer atividades de cerimonial e organização de eventos. No âmbito Acadêmico trabalha principalmente com os seguintes temas: comunicação, relações públicas, organizações públicas e privadas, opinião pública, formação de imagem e cidadania. Palestrante em eventos sobre diversos temas na área de comunicação, como leitura crítica da mídia, formação da opinião pública, comunicação e educação, mídia, imagem e cidadania. Líder dos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPQ com os títulos: Bases Epistemológicas da leitura crítica da mídia; e Mídia, Imagem e Cidadania. Responsável pelo Projeto de Pesquisa "Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da mídia" - Projeto Casadinho Procad UFG - UFRJ. É autora e organizadora de Livros na área da comunicação, com destaque para: "Os sentidos do impresso"; "Deslumbramento Coletivo - Opinião Pública, Mídia e Universidade", "Célebre Sociedade", "Comunidade, mídia e Cidade: Possibilidades comunitárias na cidade hoje", "Mulheres do sol e da lua" e "Comunidade, Mídia e Cidade: Possibilidades comunitárias na cidade hoje". Pesquisadora do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia - LLCM - UFG.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Tuzzo, S. A., & Braga, C. F. (2016). O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa, 4(5), 140–158. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/38