A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GEOLOGIA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NA FORMAÇÃO EM DIDÁCTICA DOS FUTUROS PROFESSORES DA DISCIPLINA AO NÍVEL DO ENSINO SECUNDÁRIO

Vítor Manuel Trindade

Resumo


A introdução, nos conteúdos programáticos da disciplina de Didáctica da Geologia, do 4.º Ano da Licenciatura em Ensino de Biologia e de Geologia, Ramo Geologia, de um tema sobre a Epistemologia da Ciência, nomeadamente, da Geologia, gerou, nos nossos alunos, algumas questões que não só nos surpreenderam pela novidade, como nos fizeram aprofundar a nossa própria reflexão sobre o ensino desta Ciência.

Palavras-chave: Didáctica; Ensino; Geologia; Relações entre Epistemologia e Ensino das Ciências (Geologia).


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O desenho do cabeçalho e da capa da Revista Pesquisa Qualitativa é de Carmem Aranha. Ele foi feito na praça São Benedito, diante de um arbusto cujo tronco (e galhos) lembravam um ideograma chinês. (Árvore de Amparo - Desenho e grafite 6B, c 15x21 cm). Agradecemos à Carmem Aranha por ter cedido sua arte à Revista.

 

 

 Indexadores

 

                                                    

                                                                                    

                                                                                                                                                                                                                    

 Licenciamento de Conteúdo/Content License

Licença Creative Commons
A revista RPQ - Revista Pesquisa Qualitativa, adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.