A influência da reprodução cultural sobre o hábito de sucção de chupeta
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.13.132Resumo
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos pais sobre o hábito da sucção de chupeta de seus filhos, além de descrever as experiências relacionadas à utilização desse objeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 10 pais de pré-escolares que participaram da estratégia motivacional para remoção de chupeta, realizada através de atividade lúdica nas escolas. As entrevistas foram gravadas e transcritas, logo após foram ponderadas por meio da análise de conteúdo temática. A partir das entrevistas ficou evidente que a prática da utilização da chupeta está fortemente relacionada à cultura, e que os pais percebem este como um hábito comum e presente na criação de seus filhos. Apesar de entenderem que o hábito prolongado pode ser prejudicial, enfrentam dificuldades para a remoção do mesmo. Enfatiza-se que a cultura é transformável, sendo necessária uma abordagem participativa construída a partir de novas técnicas de educação em saúde.
Palavras-chave: Chupeta; Motivação; Pesquisa qualitativa; Cultura; Pré-escolar.
The influence of cultural reproduction on the pacifier sucking habit
Abstract: The aim of this study was know the parents' perception about the pacifier sucking habits of their children, as well as to describe the experiences related to the use of this object. This is a qualitative research carried out with 10 preschool parents who participated in the motivational strategy for pacifier removal, performed through playful activity in schools. The interviews were recorded and transcribed, soon after they were weighted through the thematic content analysis. From the interviews, it was evident that the practice of using the pacifier is strongly related to culture, and that parents perceive this as a common habit and present in the creation of their children. Although they understand that the prolonged habit can be harmful, they face difficulties for the removal of the same. It is emphasized that the culture is transformable, being necessary a participative approach constructed from new techniques of education in health.
Keywords: Pacifier; Motivation; Qualitative research; Culture; Preschool child.
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