Cartas terapêuticas: uma intervenção eficaz com famílias de crianças com deficiência

Autores

Resumo

Resumo: O estudo com famílias de crianças com deficiência buscou compreender o significado atribuído por elas às cartas terapêuticas recebidas em um programa de intervenção. Participaram seis famílias por meio de observação e entrevista. A Análise Qualitativa de Conteúdo, segundo Morse guiou a análise dos dados. A categoria “Sendo uma referência para a família” exprime o significado da carta terapêutica para a família. Receber cartas surpreende a família de maneira prazerosa, pois não conhecia a experiência e permitiu o despertar de sentimentos de respeito e consideração. As cartas ampliam a compreensão sobre a situação vivida, possibilitando à família manejar as situações de maneira fortalecedora. As cartas terapêuticas podem ser intervenções valiosas no cuidado da família da criança com deficiência.

Palavras-chave: Enfermagem Familiar; Crianças com Deficiência; Cuidados de Enfermagem, Cartas Terapêuticas; Intervenções Familiares.

 

Therapeutic letters: an effective intervention with families of children with disabilities

Abstract: The study sought to understand the meaning attributed by the child's family with disabilities the therapeutic letters. Data collection was conducted in May 2010 with six families through observation and interview and Qualitative Analysis of Content, according to Morse led the analysis. The category ' being a reference to the family ' expresses the meaning of therapeutic letter to the family. This is a new experience, never experienced by the family who is surprised in a pleasant way, allowing the awakening of positive feelings and consideration. Reading the letters extends the understanding of the situation experienced enabling the family to modify the handling of situations giving rise to a sense of empowerment in their capabilities and their history with the disabled child. Therapeutic letters showed that interventions can be valuable in child family care with disabilities.

Keywords: Family Nursing; Disabled Children; Nursing Care, Therapeutic Letters; Intervention Family.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Angélica Marcheti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor Associado. Doutora em Ciências. Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Cruso de Enfermagem e Coordenadora do Mestrado em Enfermagem da Univesidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Myriam Aparecida Mandetta, Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Doutor em Enfermagem pela Univesidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

BBARBOSA, M. A. M. et al. Cuidado da criança com deficiência: suporte acessado pelas mães. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alevre, v. 30, n. 3, p. 406-412, 2009.

BELL, J. M.; MOULES, N. J.; WRIGHT, L. M. Therapeutic letters and the Family Nursing Unit: A legacy of advanced nursing practice. Journal of Family Nursing, Thousand Oaks, CA, v. 15, n. 1, p. 6-30, 2009.

FONSECA, R. J. S. A influência das cartas terapêuticas na esperança dos pais de crianças com doença crónica. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Cuidados Paliativos) – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2015.

FREED, P. E. et al. It’s the little things that count: The value in receiving therapeutic letters. Issues in Mental Health Nursing. New York, v. 31, n. 4, p. 265-272, 2010.

LEVAC, A. M. et al. “Ann,” & “Fred. A “Reader’s Theatre” intervention to managing grief: Post-therapy reflections by a family and a clinical team. Journal of Marital and Family Therapy, Malden, MA, v. 24, n. 1, p. 81-93, 1998.

MAMEDE, M. C. Cartas e retratos: uma clínica em direção à ética. 2002. 188 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MARCHETI, M. A. Programa de intervenção na família no contexto da deficiência mental: um espaço para promover mudanças. 2012. 249 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2012.

MARCHETI, M. A. MANDETTA, M. A. Criança e adolescente com deficiência: programa de intervenção de enfermagem com família. Goiânia: AB Editora, 2016.

MORSE, J. M.; FIELD, P. A. Qualitative research methods for health professionals. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 1995.

MOULES, N. J. Nursing on paper: The art and mystery of therapeutic letters in clinical work with families experiencing illness. 2000. 271 f. Thesis (Doctorate of Philosophy) – University of Calgary, Calgary, 2000.

MOULES, N. J. Nursing on paper: Therapeutic letters in nursing practice. Nursing Inquiry, Carlton, v. 9, n. 2, p. 104-113. 2002.

MOULES, N. J. The past and future of therapeutic letters: Family suffering and healing words. Journal of Family Nursing, Thousand Oaks, CA, v. 15, n. 1, p. 102-111, 2009a.

MOULES, N. J. Therapeutic letters in nursing: Examining the character and influence of the written word in clinical work with families experiencing illness. Journal of Family Nursing, Thousand Oaks, CA, v. 15, n. 1, p. 31-49, 2009b.

MOULES, N. J. Therapy on paper: Therapeutic letters and the tone of relationship. Journal of Systemic Therapies, Malden, MA, v. 22, n. 1, p. 33-49, 2003.

MOULES, N. J.; THIRSK, L. M.; BELL, J. M. A Christmas without memories: Beliefs about grief and mothering — a clinical case analysis. Journal of Family Nursing, Thousand Oaks, CA, v. 12, n. 4, p. 426-441, 2006.

PAIVA, L. P. C.; RASERA, E. O uso das cartas terapêuticas na prática clínica. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 193-207, 2012.

PYLE, R.N. Therapeutic letters as relationally responsive practice. Journal of Family Nursing, Thousand Oaks, CA, v. 15, n. 1, p. 65-82, 2009.

RODGERS, N. Therapeutic letters: a challenge to conventional notions of boundary. Journal of Family Nursing, Thousand Oaks, CA, v. 15, n. 1, p. 50-64, 2009.

WRIGHT, L. M.; LEAHEY, M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 4. ed. São Paulo: Roca, 2008.

WRIGHT, L. M.; LEAHEY, M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 5. ed. São Paulo: Roca, 2012.

WRIGHT, L. M.; WATSON, W. L.; BELL, J. M. Beliefs: The heart of healing in families and illness. New York: Basic Books, 1996.

WRIGHT, L. M.; SIMPSON, P. A systemic belief approach to epileptic seizures: A case of being spellbound. Contemporary Family Therapy: An International Journal, Provo, UT, v. 13, n. 2, p. 165-180, 1991.

WRIGHT, L. M.; WATSON, W. L. Systemic family therapy and family development. In: FALICOV, C. J. (Ed.). Family transitions: Continuity and change over the life cycle. New York: Guilford, 1988. p. 407-430.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Marcheti, M. A., & Mandetta, M. A. (2016). Cartas terapêuticas: uma intervenção eficaz com famílias de crianças com deficiência. Revista Pesquisa Qualitativa, 4(6), 408–422. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/64