Os estudantes do ensino médio integrado falam! Percepções sobre atividades remotas realizadas durante a pandemia de COVID 19

Autores

  • Fanley Bertoti da Cunha Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-8876-5312
  • Kelma Cristina de Freitas Instituto Federal de São Paulo
  • Fernanda Franzoni Pescumo Instituto Federal de São Paulo
  • Ivan Luís dos Santos Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.23.480

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar as percepções de estudantes de dois cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico de um campus do IFSP em relação ao acesso ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de COVID 19. No período de realização do ERE, os professores propuseram aos estudantes a realização de atividades complementares não obrigatórias (ACNOs). Foram enviados questionários por meio digital para alunos e as respostas foram analisadas qualitativamente por Análise de Conteúdo com o auxílio do software NVivo®. Identificamos três categorias através da exploração dos questionários: (anti)condições de estudos na realidade pandêmica, (contra)condições do apoio pedagógico por parte do professor e (re)produção do papel da escola e dos conhecimentos escolares. Consideramos que as ACNOs possibilitaram a manutenção dos vínculos escolares, entretanto, esta forma de interação deve ser avaliada para que não se baseie apenas na lógica de uma educação bancária.

Palavras-chave: Educação Profissional Integrada; Ensino Remoto Emergencial; Instituto Federal; Acesso à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABEL JR, A. The phenomenon of learning at a distance through emergency remote teaching amidst the pandemic crisis. Asian Journal of Distance Education, [S.I.], v. 15, n. 1, p. 127-143, 2020. Disponível em: http://asianjde.org/ojs/index.php/AsianJDE/article/view/453. Acesso em: 25 out. 2020.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Lei n. 11. 892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2008/lei/l11892.html. Acesso em: 03 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020a. p. 39. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 25 mai. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 376, de 03 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 abr. 2020b. p. 66. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 25 mai. 2021.

CARVER, L. B. Supporting learners in a time of crisis. Advances in Social Sciences Research Journal, [S.I.], v. 7, n. 4, p. 129-136, 2020. DOI: https://doi.org/10.14738/assrj.74.8109

CAVALCANTE, J. R.; ABREU, A. de J. L. de. COVID-19 no município do Rio de Janeiro: análise espacial da ocorrência dos primeiros casos e óbitos confirmados. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [S.I.], v. 29, n.3, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/Dg6LJRhyfqzTRgKyq3Wx9Lz/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 01 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000300007

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho com lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. s.p.

CIEB. Notas técnicas #17: estratégias de aprendizagem remota (EAR), características e diferenciação da educação a distância (EAD). São Paulo: CIEB, 2020. Disponível em: https://cieb.net.br/wpcontent/uploads/2020/05/CIEB_NotaTecnica17_MAIO2020_FINAL_web.pdf. Acesso em: 26 out. 2020.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados Ltda, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. (1ª edição: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO. Gabinete do Reitor. Portaria IFSP nº 1200, de 23 de março de 2020a. Suspende o calendário acadêmico de cursos do IFSP, mantém as demais atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão e dá outras providências. Portal Institucional do IFSP. Disponível em: https://ifsp.edu.br/images/reitoria/Portarias/2020/portaria1200.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO. Pró-Reitoria de Ensino. OFÍCIO 3/2020 - PRO-ENS/RET/IFSP, de 24 de março de 2020b. Orientações aos câmpus do IFSP no que tange à área de ensino, para este período de suspensão do calendário acadêmico. Portal Institucional do IFSP. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/reitoria/Comites/Covid19/PRE/OFCIO_3_2020_-_PRO-ENS_RET_IFSP_1.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO. Gabinete do Reitor. Portaria IFSP nº 2337, de 26 de junho de 2020c. Estabelecer diretrizes para que os câmpus do IFSP, em sua autonomia, e de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Estado e por seus respectivos municípios, analisando a situação da sua região, possam decidir pela melhor forma de Reorganização das Atividades Acadêmicas para seu câmpus, para reposição do calendário dos cursos de Graduação e da Educação Básica, afetados em decorrência das ações tomadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública, de importância internacional, decorrente da pandemia do coronavírus COVID-19. Portal Institucional do IFSP. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/acoes-e-programas/11-reitoria/menu-de-3-nivel/402-portarias. Acesso em: 04 nov. 2020.

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 01 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

MINAYO, M. C. de S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Rio de Janeiro, Vozes, 1994.

NASCIMENTO, P. M.; RAMOS, D. L.; MELO, A. A. S. de.; CASTIONI, R. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Nota Técnica nº 88. Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). Brasília: IPEA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10228/1/NT_88_Disoc_AcesDomInternEnsinoRemoPandemia.pdf. Acesso em: 01 nov. 2020.

OKUMURA, R. Pesquisa mostra que 67% dos alunos têm dificuldade para organizar estudos online na pandemia. Estadão, São Paulo, 30 de outubro de 2020. Disponível em https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisa-mostra-que-67-dos-alunos-tem-dificuldade-para-organizar-estudos-online-na-pandemia,70003495401#:~:text=E%20uma%20pesquisa%20feita%20pela,uma%20rotina%20di%C3%A1ria%20de%20estudos. Acesso em: 30 abr. 2021.

OLIVEIRA, E. 56% dos alunos que não estudaram na pandemia apontam como motivo a busca por emprego, diz pesquisa. Portal G1, São Paulo, 05 de novembro de 2020. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/11/05/56percent-dos-alunos-que-nao-estudaram-na-pandemia-apontam-como-motivo-a-busca-por-emprego-diz-pesquisa.ghtml. Acesso em: 30 abr. 2021.

PELISSARI, L. B. Educação profissional e neodesenvolvimentismo: políticas públicas e contradições. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

PINHO, A. Menos de metade dos alunos da rede estadual de SP acessa ensino online na quarentena. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 de maio de 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/menos-de-metade-dos-alunos-da-rede-estadual-de-sp-acessa-ensino-online-na-quarentena.shtml. Acesso em: 20 out. 2020.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, [S.I.], ano XXXI, p. 36-49, 2021.

SÃO PAULO. Decreto nº 64881, de 22/03/2020. Decreta quarentena no Estado de São Paulo, no contexto da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências complementares. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 23 mar. 2020. Suplemento, p. 1. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2020/decreto-64881-22.03.2020.html. Acesso em: 04 nov. 2020.

SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura, [S.I.], v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945. Acesso em: 02 nov. 2020.

SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. de A.; MENEZES, J. B. F. de. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, [S.I.], n. 36, p. 298-315, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18383/8717. Acesso em: 03 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383

SINCLAIR, M. Education in emergencies. In: UNHCR. Learning for a future: Refugee education in developing countries, Switzerland, 2001, p. 1-84. Disponível em: https://www.unhcr.org/4a1d5ba36.pdf. Acesso em 07 mar. 2021.

VIANA, T. C. B.; ENGERROFF, A. C. B.; LAPA, A.; LOUREIRO, C. C.; MARINA, G. S. Atividades pedagógicas não presenciais: desafios da experiência docente do CA/UFSC durante a pandemia. Revista SobreTudo - Colégio de Aplicação da UFSC, [SI.], v. 11, n. 1, p. 29-54, 2020. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/4364/3292. Acesso em: 07 abr. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) situation report–102, 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situationreports/20200501-covid-19-sitrep.pdf?sfvrsn=742f4a18_2. Acesso em: 19 jan. 2021.

ZANDIFAR, A.; BADRFAM, R. Iranian mental health during the COVID-19 epidemic. Asian Journal of Psychiatry, [S.I.], v. 51, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ajp.2020.101990

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Bertoti da Cunha, F., de Freitas, K. C., Franzoni Pescumo, F., & dos Santos, I. L. (2022). Os estudantes do ensino médio integrado falam! Percepções sobre atividades remotas realizadas durante a pandemia de COVID 19. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(23), 25–45. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.23.480